Eduardo Valente/Governo de Santa Catarina
Comissão envia moção a governador para mutirão de cirurgias bariátricas em Joinville
250 pessoas estariam aptas para a cirurgia na cidade
A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville se reuniu nesta terça-feira, 23, e deliberou o envio de uma moção ao governador Jorginho Mello (PL) e ao Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, onde solicita a realização de um mutirão de cirurgias bariátricas no município.
A iniciativa foi proposta pelo presidente da comissão, Vereador Pastor Ascendino Batista (PSD). Segundo dados da Associação de Pacientes com Obesidade e Síndrome Metabólica de Risco(Assobesimor), atualmente 250 pessoas estão aptas para a cirurgia e outras 1,7 mil em fase de preparo em Joinville.
Durante a reunião, Ascendino também solicitou à presidência da Câmara, o vereador Diego Machado (PSD), que busque uma agenda com o governador e com o Secretário estadual para reforçar, pessoalmente, a urgência da demanda.
“Temos centenas de vidas esperando por uma cirurgia que pode significar um recomeço. Precisamos da sensibilidade do governo para realizar esse mutirão e autorizar também que o Hospital Bethesda entre nessa força-tarefa”, destacou o parlamentar.
No mês passado, a Comissão de Saúde realizou uma reunião extraordinária para ouvir pacientes que aguardam cirurgias bariátricas no Hospital Regional Hans Dietter Schmidt. Eles relataram demora, falta de transparência na fila e dificuldades de acesso à informação.
Representantes do governo estadual e da direção do Hospital Bethesda foram convidados para a reunião, mas não compareceram. Segundo ofício encaminhado à comissão, estavam em visita técnica ao Hospital Rocio, no Paraná, para conhecer práticas voltadas ao atendimento de pacientes com obesidade.
Questionado, o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt informou à comissão que o espaço destinado ao atendimento dos pacientes que buscam a cirurgia bariátrica será restabelecido em breve, após melhorias na estrutura.
Leia também:
1. VÍDEO – Animais são resgatados após denúncia de maus-tratos em sítio de igreja envolvida em polêmica em Joinville
2. Treinador deixa JEC Futsal após 11 anos e mais de 500 jogos
3. “Transforma qualquer pessoa em dançarino em 20 minutos”: iniciativa leva público ao palco do Festival de Dança de Joinville
4. Inclusão de outras religiões em projeto sobre Bíblia nas escolas é rejeitada na Câmara de Joinville
5. Justiça manda devolver papagaio a moradora de Joinville após 27 anos de convivência
Assista agora mesmo!
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: