Comissões da Alesc votam reforma da previdência estadual nesta terça-feira

Se aprovado, texto será levado a plenário nesta quarta-feira

Comissões da Alesc votam reforma da previdência estadual nesta terça-feira

Se aprovado, texto será levado a plenário nesta quarta-feira

Redação

Está marcada para esta terça-feira, 3 a votação do parecer preliminar da reforma da previdência estadual nas três comissões em que a matéria tramita na Assembleia Legislativa de SC (Alesc). Se aprovado, o texto será levado a plenário nesta quarta-feira, 4.

Os relatores – Milton Hobus (PSD), Marcos Vieira (PSDB), e Volnei Weber (MDB) – concederam vista coletiva do projeto aos 25 deputados das três comissões na semana passada a fim de não postergar a discussão com pedidos de vista individuais. A tendência é de que o projeto seja aprovado e os temas de maior discordância sejam levados à votação de destaque no plenário.

O relatório que será levado a votação é o substitutivo global apresentado pelo próprio governo na última semana. O texto suaviza regras de transição, aumento o cálculo de pensão por morte, e retira a previsão de alíquotas extraordinárias.

Saiba mais:
– Servidores protestam contra reforma da previdência estadual na Alesc
VÍDEO – Policiais civis de Joinville participam de manifestação contra reforma da previdência estadual
– Deputado de Joinville declara apoio à reforma da previdência estadual na Alesc
– Entenda o que é a reforma da previdência estadual

O recuo em relação ao texto original gera uma redução da economia prevista de R$ 7 bilhões considerando o cálculo atuarial. A medida de maior impacto, a taxação de inativos a partir de um salário mínimo, segue na proposta.

Após ser aprovado pelas comissões, o texto será levado a plenário nesta quarta. Para ser aprovado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) necessita de 24 votos entre os 40 parlamentares. Já o Projeto de Lei Complementar (PLC) é aprovado com maioria simples. Votações de destaque para cada um das propostas precisa da mesma votação para ser aprovado.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo