X
X

Buscar

Comitê se reúne para avaliar ações voltadas à população em situação de rua em Joinville

Encontro aconteceu nesta quarta-feira, 20

Na manhã desta quarta-feira, 20, sob a coordenação do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), foi realizada uma reunião ampliada do Comitê Estratégico de Ordem Pública. Criado em novembro de 2024 com a participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil, o comitê visa intensificar as ações realizadas junto à população em situação de rua.

“Este é um trabalho permanente que nós instituímos a partir do momento em que percebemos o aumento da população em situação de rua. Por ser um tema que exige uma atuação conjunta, unimos os recursos disponíveis em Joinville buscando um resultado efetivo para a população, acompanhando também como este tema vem sendo tratado em nível estadual e federal”, detalha o prefeito.

Participaram da reunião, além de gestores de diversas secretarias da Prefeitura de Joinville, os vereadores da Comissão Especial sobre Pessoas em Situação de Rua, representantes das Forças de Segurança, do Poder Judiciário e da sociedade civil por meio de grupos organizados.

No início da reunião, os vereadores Pastor Ascendino Batista (PSD), Mateus Batista (União), Franciel Iurko (MDB), Instrutor Lucas (PL), Neto Petters (Novo) e Henrique Deckmann (MDB), representando a Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Joinville, apresentaram detalhes do trabalho realizado pelo grupo. Esse trabalho resultou em um relatório com um diagnóstico detalhado e a indicação de ações para otimizar as medidas já realizadas.

O exemplo da cidade de Chapecó, elencado pela Comissão Especial como o mais resolutivo entre os estudados, foi citado como modelo para inspirar as ações sobre o tema. Além disso, os vereadores compartilharam informações sobre reuniões realizadas em Brasília com integrantes do Poder Legislativo, como forma de incentivar que a pauta ganhe protagonismo no Senado e na Câmara dos Deputados.

O prefeito Adriano Silva elencou a atuação da Prefeitura de Joinville nas frentes de Segurança Pública, Saúde e Assistência Social, que trabalham de forma integrada para oferecer os caminhos possíveis para ajudar a tirar as pessoas da condição de rua, encaminhando-as para o mercado de trabalho e colaborando com a qualificação da mão de obra.

As atividades do Grupo de Ação de Ordem Pública (Gaop), que já realizou 25 ações coordenadas de combate à criminalidade, também apresentaram resultados positivos. Além disso, houve a intensificação da atuação da estratégia Consultório na Rua, inclusive com encaminhamento para internação quando há necessidade.

Por fim, ficou definido que será encaminhada, junto ao governo do estado, a solicitação para que Joinville seja incluída na etapa piloto do processo de implantação do sistema integrado que está sendo desenvolvido. Ele utiliza o reconhecimento facial para cadastramento e acompanhamento da população em situação de rua, possibilitando acompanhar a recorrência da utilização dos serviços e a migração.


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: