Comitê propõe 30 de março como dia em memória às vítimas da Covid-19 em Joinville
Data marca o primeiro óbito em decorrência da doença no município
Data marca o primeiro óbito em decorrência da doença no município
O Comitê Popular Solidário de Joinville contra o Coronavírus enviará à Câmara de Vereadores esta semana uma minuta da proposta de projeto de lei que tem como objetivo marcar o dia 30 de março como dia municipal em memória às vítimas da Covid-19.
No dia 30 de março de 2020, foi registrado o primeiro óbito em decorrência da Covid-19 em Joinville. Trata-se de Mário Borba, que era sócio-conselheiro da Krona, que morreu aos 68 anos.
Passados dois anos da primeira morte, são 2.221 vidas de joinvilenses perdidas até o momento em decorrência da Covid-19. O Brasil já registrou mais de 650 mil mortes em decorrência da Covid-19, sendo 21.587 em Santa Catarina.
O Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, de 15 de março de 2022, revela que, para os joinvilenses, a pandemia foi mais letal do que em outras cidades do Estado. As 2.221 mortes por Covid-19 em Joinville representam 10,4% do total óbitos em Santa Catarina.
Para o Comitê Popular Solidário de Joinville contra o Coronavírus, estabelecer a memória às vítimas da Covid-19 é uma ferramenta restaurativa, visto que reconhece o trauma histórico, coletivo, social, cultural e sanitário advindo da crise ocasionada pelo novo Coronavírus, evidenciando as proporções e a gravidade da pandemia, além de visar também despertar solidariedade e conscientização da população sobre a saúde pública.
Leia também:
— Esposa de jogador do Brusque anuncia separação após mudar versão de caso de assédio em jogo
— Previsão: primeiro frio de outono chega em Joinville nesta quinta-feira
— Cinco detentos fogem do Presídio Regional de Joinville; PM faz buscas
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: