+

Comitiva alemã visita Joinville nesta segunda-feira

Primeiro compromisso da comitiva aconteceu na Acij

Comitiva alemã visita Joinville nesta segunda-feira

Primeiro compromisso da comitiva aconteceu na Acij

Bernardo Gonçalves

Para manter o relacionamento com a Associação Empresarial de Joinville (Acij) e com o empresariado local, uma comitiva da Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK), da Alemanha, visita Joinville nesta semana. O primeiro evento aconteceu nesta segunda-feira, 13, na Acij.

Composta pelo presidente da HMK, Franz Xaver Peteranderl, pelo diretor-geral e responsável pelas áreas de educação e consultoria, Dieter Vierlbeck, e pela executiva Bárbara Peinel, a comitiva esteve presente no local para dar início à agenda na cidade e na região.

Parceria

Com cerca de 80 mil associados, a HMK representa 300 mil funcionários de pequenas e médias empresas, de trabalhadores manuais, tais como padeiros, açougueiros, marceneiros, sapateiros, mecânicos de automóveis, dentre outros da Alemanha.

O principal papel da Câmara é atuar na capacitação profissional dos associados, por meio de sete centros de formação espalhados pelo estado da Baviera.

Com a HWK e as associações empresariais de Blumenau e Brusque, a Acij de Joinville, iniciou então, em 1991, o modelo de consultoria grupal, com núcleos setoriais, formados por grupos de empresários e lideranças.

Reunião aconteceu na Acij nesta segunda-feira | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

De acordo com Marlete Tamasia, que é coordenadora da área de consultoria da Acij, os encontros acontecem periodicamente na instituição e são conduzidos por um consultor contratado da Acij.

“Nos encontros eles constroem um planejamento e, ao longo das reuniões, os participantes do núcleo vão executando o plano que eles mesmo construíram”, explica.

A parceria com a Alemanha também deu origem à Fundação Empreender, que busca a profissionalização das associações empresariais e a maior participação das empresas de pequeno porte.

Estreitar laços

Para ambas as instituições, o encontro possui o mesmo objetivo: estreitar laços. Para o presidente da HMK, o encontro é muito importante pela troca mútua entre os países. “Estou convicto que, mesmo após 30 anos, podemos intensificar essa parceria e oportunizar novas experiências aos jovens, principalmente com a digitalização”, frisa.

Pesidente da HMK, Franz Xaver Peteranderl, em fala durante encontro. Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

A presidente da Acij, Maria Regina de Loyola Rodrigues Alves, a Margi, diz que há dois principais motivos para a alegria de receber a comitiva. Para ela, o primeiro é que a parceria com o grupo alemão iniciou quando o pai dela, José Henrique Carneiro de Loyola, presidia a entidade. “E hoje, três décadas depois, como primeira mulher a presidir nossa Acij, tenho a honra de recebê-los para estreitar ainda mais nossos robustos laços. O segundo motivo é a oportunidade de destacar algumas informações e de renovar os compromissos da Acij com nossos dois pilares de atuação: o econômico e o social.”

Presidente da Acij, Maria Regina de Loyola Rodrigues Alves, durante encontro com a comitiva. Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Quem também destaca a importância do encontro para o estreitamento de laços é Daniela Martins, presidente do núcleo de mulheres empreendedoras. “Rememorar essa parceria que é tão importante para Acij, que foi lá atrás e estamos fortalecendo isso agora, é muito válido”, diz.

Além do núcleo presidido por Daniela, a estrutura da Acij conta atualmente com 24 núcleos empresariais, 18 sindicatos patronais e três gestões compartilhadas.

Próximos compromissos

Ainda nesta segunda-feira, a comitiva da HMK deve visitar o Perini Business Park, uma empresa ligada ao ramo de construção, a empresa Opa Beier, além de participar de um jantar de confraternização. Outras cidades de Santa Catarina, como Brusque e Blumenau, também devem receber a comitiva.

“Desejamos que a parceria da Câmara com as cidades de Santa Catarina continue e por isso queremos aprender com todos”, finaliza o presidente da HMK.

Leia também:
1. Tempo em Joinville: acumulado de chuvas aumenta risco de deslizamentos nesta segunda-feira
2. VÍDEO – BR-280, na Serra de Corupá, é interditada por queda de barreira
3. Polícia prende dupla envolvida em chacina, em Joinville, e investiga novos assassinatos
4. Trimania: moradora de Joinville ganha meio milhão sozinha neste domingo
5. Pai mata filho com golpes de faca durante discussão em Penha


– Assista agora:
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo