Comitiva de São Francisco do Sul vai ao Uruguai estreitar laços e elaborar acordo de cooperação

Viagem teve passagem pelas cidades de Colônia do Sacramento e Montevidéu

Comitiva de São Francisco do Sul vai ao Uruguai estreitar laços e elaborar acordo de cooperação

Viagem teve passagem pelas cidades de Colônia do Sacramento e Montevidéu

Redação O Município Joinville

Uma comitiva de São Francisco do Sul, liderada pelo prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, realizou uma missão internacional na última semana, visitando as cidades de Colônia do Sacramento e Montevidéu, no Uruguai.

O objetivo foi iniciar as tratativas para um acordo de cooperação entre as cidades, fortalecendo intercâmbios culturais, educacionais, turísticos e ambientais que visam projetar internacionalmente o município catarinense como destino histórico e sustentável.

Em Colônia de Sacramento, cidade declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco em 1995, os representantes francisquenses foram recebidos pelo Intendente do Departamento de Colônia, Dr. Carlos Moreira Reisch.

Na ocasião, as autoridades discutiram ações conjuntas para valorizar a rica herança cultural que conecta as duas cidades. “Essa primeira conversa no sentido de nós trocarmos ideias para firmarmos uma irmandade, já que nós temos essa tradição tão similar de colonização portuguesa, São Francisco do Sul com as suas tradições, com a sua cultura e, da mesma forma a cidade de Colônia. Então, nós aproveitamos essa viagem para formalizarmos a intenção de criarmos essa irmandade”, destacou o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho.

Reisch também ressaltou a importância da cooperação. “Considero, pelas imagens que vi e pelo que me disseram, com sua rica história, que vocês merecem o reconhecimento da Unesco. E na história de Colônia de Sacramento existe um antes e depois do reconhecimento da Unesco. Porque nesse momento começamos a resgatar os valores patrimoniais, ser um centro de atrações turísticas importante e gerar empregos e desenvolvimento”, disse ele.

O primeiro encontro entre os chefes do executivo das duas cidades abre caminho para, no futuro, ser criada uma agenda integrada que contempla eventos culturais, programas educacionais e iniciativas turísticas e ambientais, promovendo o intercâmbio e fortalecendo as identidades culturais.

“A formalização desta cooperação será um passo significativo para o desenvolvimento de São Francisco do Sul, fortalecendo nossa presença no cenário internacional como um destino histórico e cultural de relevância”, concluiu o prefeito Godofredo.

Além das tratativas com Colônia, a comitiva participou das celebrações do 207º aniversário da Armada Nacional do Uruguai em Montevidéu. Durante o evento, o prefeito formalizou um pedido junto ao almirante chefe da Armada para que o navio-escola Capitán Miranda inclua São Francisco do Sul como destino anual em sua rota. O veleiro, que já havia visitado a cidade em setembro, foi um marco na aproximação entre os dois países.

A secretária de Turismo, Juliana Anjos, e a diretora-presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul (FUCISF), Marianna Corrêa, também integraram a delegação. Ambas trabalharam na criação de uma agenda para fortalecer a colaboração entre as cidades, incluindo visitas institucionais e o desenvolvimento de eventos conjuntos com foco em práticas sustentáveis e nos laços culturais. A comitiva francisquense também foi acompanhada pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Júnior, que contribuiu para a aproximação do governo das duas cidades.

Leia os destaques da semana:
1. Maior construtora do Sul do Brasil entrega primeiro residencial em Joinville
2. Ney Matogrosso se apresenta em Joinville; saiba onde e quando
3. Saiba como ficam os horários de Natal e fim de ano no comércio e shoppings de Joinville
4. Morador denuncia ameaça de morte e racismo em Joinville; entenda o caso
5. Joinvilense de 26 anos é ordenado padre; conheça história


Assista agora mesmo!

Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior