Como McDonald’s em Jaraguá do Sul foi erguido em apenas 99 dias

Inauguração aconteceu nesta quarta-feira, 14

Como McDonald’s em Jaraguá do Sul foi erguido em apenas 99 dias

Inauguração aconteceu nesta quarta-feira, 14

Redação O Município Joinville

A nova unidade do McDonald’s, construída no Centro de Jaraguá do Sul, foi inaugurada nesta quarta-feira, 14, após o projeto ser executado em apenas 99 dias.

Localizado na movimentada rua Marechal Deodoro, um dos endereços mais relevantes para o comércio da cidade, o novo restaurante da famosa rede de fast food irá oferecer mais conforto e conveniência aos moradores e visitantes, unindo o padrão McDonald’s à eficiência de um processo construtivo que está conquistando cada vez mais espaço no Brasil.

A construção do restaurante foi feita pelo sistema Light Steel Frame (LSF), que utiliza chapas de revestimento pré-fabricadas, o que permite a antecipação de etapas com uma significativa redução de prazos. À frente da execução está a empreiteira local Baliz Obras Corporativas, coordenada pela engenheira civil jaraguaense Sheila Lima.

Desde 2019, quando adotou pela primeira vez o LSF na construção de uma unidade do McDonald’s, em Curitiba (PR), a Baliz já realizou dez trabalhos com essa mesma tecnologia para a rede. “É uma forma de mostrar que é possível construir de um modo diferente, com mais planejamento, velocidade, sustentabilidade e qualidade”, destaca.

Por que esse método é tão ágil?

Por substituir métodos tradicionais por estruturas em aço leve e componentes pré-fabricados, o sistema Light Steel Frame oferece maior controle sobre os prazos, assim como custos. Com a possibilidade de fabricar componentes sob medida e organizar a entrega de acordo com o cronograma da equipe técnica, o ritmo da obra se mantém firme e previsível.

O método permite ainda produzir estruturas com precisão milimétrica, garantindo o máximo de fidelidade entre projeto e execução, e evitando-se ainda retrabalhos e desperdícios, comuns nas construções tradicionais. Por consequência, a gestão de resíduos e o aluguel de equipamentos, por exemplo, também ocorre de forma mais otimizada.

O método LSF se destaca especialmente por sua abordagem eco friendly, ao reduzir drasticamente o uso de água no canteiro de obras. Classificado como um método de “construção a seco”, ele reduz o consumo de água de 500 litros por metro quadrado para apenas cinco litros por metro quadrado.

Já o desperdício de materiais, que chega a 30% numa construção convencional, fica menor que 5% em uma construção de Light Steel Framing. Além disso, as obras realizadas com o LSF apresentam eficiência térmica e acústica, características que agregam um alto padrão ao resultado.

Com 415 m² de área construída, o novo restaurante tem uma preocupação especial com eficiência energética. Todas as paredes expostas ao sol receberam lã de rocha na cavidade interna, oferecendo isolamento térmico e acústico superior, para a garantia de um ambiente mais confortável.

Leia também:

1. VÍDEO – Padre Fábio de Melo responde declarações de gerente demitido após confusão em Joinville
2. Prefeituras alinham construção de ponte para ligação de Araquari e Guaramirim
3. Confira lista de aprovados no 42º Festival de Dança de Joinville
4. Deputado Zé Trovão anuncia R$ 7 milhões em emendas para Vila da Saúde de Joinville
5. Vereador propõe liberar uso de faixa exclusiva de ônibus para veículos com pessoas com deficiência em Joinville


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo