Prefeitura de Joinville/Divulgação
Companhia busca medida emergencial para reduzir gosto e odor de água em Joinville
Alternativa já foi adotada no Rio de Janeiro e Porto Alegre
A Companhia Águas de Joinville anunciou no último domingo, 24, que está trabalhando para efetivar uma contratação emergencial para aplicação de carvão ativado na ETA Cubatão.
O objetivo é minimizar a percepção de gosto e odor na água em períodos nos quais o manancial apresente maior concentração de compostos orgânicos, quando há estiagem, por exemplo.
“Desde que identificamos o fenômeno, estamos estudando soluções para amenizar cenários como esse, pois embora não gerem riscos à saúde, geram um desconforto à população”, ressalta Janine Smania Alano, diretora Operacional da Companhia.
Entre os critérios levados em consideração, estava a busca por uma solução viável tecnicamente e que pudesse ser implantada o mais rápido possível. A contratação emergencial vai englobar o aluguel de equipamentos e serviços de armazenamento e o preparo e a dosagem do carvão ativado em pó.
“A solução que se mostrou mais viável foi a aplicação de carvão ativado em pó. Essa mesma alternativa já foi adotada em cidades que passaram por situações semelhantes, como o Rio de Janeiro, em 2020 e Porto Alegre, em 2025”, complementa Janine.
Relembre: Vereadores de Joinville fiscalizam qualidade da água após reclamações sobre gosto e odor
Como será a aplicação?
O carvão ativado é uma forma processada do carvão comum, capaz de captar e reter substâncias, como os compostos orgânicos que alteram o odor e o sabor da água. O produto será pulverizado na água bruta, em uma etapa inicial do tratamento, e será removido durante a decantação, etapa em que as partículas sólidas que se depositam no fundo do tanque são retiradas.
A data exata para a primeira aplicação de carvão ativado na ETA será definida após a finalização da contratação emergencial. A melhora nas características da água é percebida em prazo variado.
“Depende da distância que os moradores estão da ETA Cubatão, da troca da água no sistema de abastecimento e do tempo de troca de água da própria caixa-d’água, que varia conforme o consumo da água na residência”, explica Janine.
Vale informar que, desde a identificação de uma concentração maior dos compostos naturais no rio Cubatão, além de análises e testes já realizados habitualmente, a Companhia ampliou o número de análises de água do manancial.
A água segue potável e segura para ingestão. Os resultados dos testes realizados recentemente, que analisam em uma escala que varia de muito alto a muito fraco, demonstram um resultado para gosto e odor muito fraco.
A ETA Cubatão é responsável pelo abastecimento de água nos bairros Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, América, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Santo Antônio, Saguaçu, Ulysses Guimarães, Vila Cubatão, Zona Industrial Norte e Zona Industrial Tupy.
Leia também:
1. Defesa Civil alerta para chuva persistente e volumosa em Joinville nesta terça e quarta-feira
2. Joinville está entre as cidades com mais cervejarias do Brasil; confira ranking
3. Homem foge para o mar após tentar estuprar mulher, mas acaba preso em São Francisco do Sul
4. Câmara marca reuniões para discutir internacionalização do aeroporto de Joinville e reforma tributária
5. Semana do cinema em Joinville: shoppings oferecem ingressos a R$ 10 a partir de quinta-feira
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: