Comportas da barragem de José Boiteux serão fechadas após negociações com indígenas
Informações foram divulgadas pelo governador Jorginho Mello
Informações foram divulgadas pelo governador Jorginho Mello
Após negociações com o governo e com a Polícia Militar, foi confirmado que duas comportadas da barragem de José Boiteux serão fechadas, neste domingo, 8. Segundo as informações, técnicos e mecânicos já estão no local para consertar a tubulação.
O Comandante Geral da Polícia Militar de SC, Aurélio da Rosa, informou que a permissão dos indígenas Laklanõ veio após negociações da qual foi acordado alguns direitos. Após a decisão, os indígenas que estavam no local deixaram os profissionais entrarem na área.
Segundo as informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros de SC, a aldeia receberá todo amparo necessário, com envio de mantimentos e auxílio para transporte.
Os indígenas de José Boiteux participaram de uma reunião com a Defesa Civil de Santa Catarina, para negociar as condições para o fechamento das comportas, que quando utilizadas, são responsáveis por proteger principalmente a região de Blumenau.
No entanto, os indígenas se posicionaram contra à ação, pois temem que, com o fechamento, a barragem não contenha as águas que cairão e, com isso, eles tenham suas casas alagadas.
Por conta da decisão, houve conflito. Três indígenas ficaram feridos na manhã deste domingo, 8, após um conflito com a Polícia Militar na barragem norte, em José Boiteux. O helicóptero Arcanjo foi acionado.
De acordo com informações de um delegado da Polícia Federal que está no local, um dos indígenas ficou alterado e tentou pegar a arma de um policial. Com isso, a PM atirou com bala de borracha no homem. Outros dois indígenas também se aproximaram e foram alvejados.
Apesar do conflito, após as negociações, a barragem foi fechada.
Papo com quem entende: representante da Opa revela o mais novo sabor da cerveja: