Confira a programação completa do Carnaval de Joinville 2025

Tema de cada escola de samba foi revelado nesta segunda-feira

Confira a programação completa do Carnaval de Joinville 2025

Tema de cada escola de samba foi revelado nesta segunda-feira

Lara Donnola

O Carnaval de Joinville 2025 ocorre dias 22 e 23 de fevereiro, com o desfile de quatro escolas de samba. Com enredos que abordam cultura, história e diversidade, o evento contará com programação para toda a família.

O desfile das escolas de samba acontece no sábado, 22 de fevereiro. Já no domingo, 23, a programação continua com encontro de blocos de rua a partir das 13h30. Haverá concentração na rua das Palmeiras, na praça Nereu Ramos, no Museu do Sambaqui, na praça da Bandeira e no Mercado Municipal. O encontro de blocos ocorre às 17h, na avenida Beira Rio, em frente ao Centreventos Cau Hansen.

Além disso, das 14h às 17h também acontece o Carnaval da Família, com programação de carnaval infantil e pet folia. O evento ocorre no Expocentro Edmundo Doubrawa.

Temas dos desfiles

A Príncipes do Samba será a primeira a desfilar com o tema: “Nos refúgios da boemia: de bar em bar à fantasia”. “Vamos contar a história do bar, que foi idealizado por uma mulher, a Cubaba, há 3,5 mil anos. Ela idealizou a Taberna, primeiro bar que se tem registro”, diz o presidente da escola, Emerson França de Souza. Além disso, o desfile também pretende homenagear os bares que fizeram história em Joinville, como o bar São paulo, Pinguim, Bar do Nelson, entre outros.

“Babitonga e seus encantos” é o tema do desfile da escola de samba Unidos do Caldeirão, que vai homenagear a Baía da Babitonga. “Esse local nos proporciona uma visão maravilhosa e uma rica biodiversidade. Por isso também temos o objetivo de propor uma reflexão sobre a importância da sua preservação, reconhecendo a contribuição dos povos sambaquianos, indígenas, negros e europeus aqui da nossa região”, diz a presidente da escola, Marili Teresinha Cardoso Narciza.

Já a escola Fusão do Samba abordará o tema “Da periferia ao triunfo social: as histórias que o funk irá cantar no carnaval”. “Vamos contar a história da periferia, das pessoas que saem de lá para a sociedade”, diz a presidente da Fusão, Enelir Catarina Cardoso Machado.

Já a Unidos pela Diversidade vai desfilar com o tema: “Colo de mãe: Jacila, a mãe de Joinville. “O enredo traz a história da Mãe Jacila, uma cidadã que se tornou joinvilense de coração e contribuiu com o desenvolvimento das comunidades e crescimento da cidade”, informa o presidente da Diversidade, Guilherme Felipe Tiburcio. Jacila desenvolveu trabalhos significativos principalmente nos bairros Ulysses Guimarães e Adhemar Garcia. “Vamos transmitir toda essa alegria em forma de história”, finaliza.

Confira o cronograma

18h – Concentração com Bloco Neco Maneco
19h – Lavagem da Avenida com Afoxé Omilodê
20h – Príncipes do Samba
21h – Unidos do Caldeirão
22h – Fusão do Samba
23h – Unidos pela Diversidade

Leia também:

1. Vereador propõe suspender fiscalizações na APA Serra Dona Francisca, em Joinville, até revisão de regras
2. Trimania Norte: apostadores de Joinville levam prêmio de R$ 10 e 15 mil
3. Binário das ruas Procópio Gomes e Urussanga entra em funcionamento em Joinville
4. Corpo trazido pelo mar aparece na areia de praia em São Francisco do Sul
5. Denúncia leva PM a apreender quase 60 quilos de maconha em Joinville


Assista agora mesmo!

“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo