Confira a programação da Intermach 2025, maior feira da indústria metalmecânica de SC em Joinville
Evento acontece no Centro de Convenções e Exposições Expoville
Evento acontece no Centro de Convenções e Exposições Expoville
A Intermach 2025 – Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Metalmecânica, iniciou nesta terça-feira, 15, e vai até sexta-feira, 18, no Centro de Convenções e Exposições Expoville, em Joinville, com um aumento significativo de 30% na área de exposição.
A Expoville fica na rua XV de Novembro, no bairro Glória. A edição de 2025 é a maior feira da indústria metalmecânica já realizada no estado de Santa Catarina, incluindo a abertura de um novo pavilhão de exposições estruturado para o evento, que adiciona 4 mil m², de um total de 26.600 m² de área útil.
A Intermach é o principal evento da região Sul do Brasil e um dos principais da indústria metalmecânica da América Latina. A feira concentra 250 estandes e mais de mil marcas expositoras. Os estandes são ocupados por indústrias brasileiras e marcas locais que representam fabricantes internacionais de máquinas, equipamentos, serviços e soluções tecnológicas.
A 15ª edição da Intermach tem várias atrações e atividades, incluindo workshops, seminários, palestras, somando mais de 40 horas de conhecimento, sobre as últimas tendências da indústria. Além disso, o evento tem rodadas de negócios para promover parcerias e negociações, além das demonstrações de máquinas e equipamentos inovadores. Estas atividades criam uma plataforma ideal para a troca de conhecimento e a criação de novas oportunidades de negócios, beneficiando expositores e visitantes.
Organizado pelo Senai/IST, o Congresso de Mecânica e Automação (Cintec), que acontece durante a Intermach, conta com apresentações sobre Inteligência Artificial e tecnologias de automação industrial. A programação foi organizada para abordar as tendências e inovações praticadas pelo setor industrial.
A Câmara Setorial para Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para controle de Qualidade, Ensaio e Medição (CSQI) da Abimaq realiza o Seminário de Metrologia e Controle de Qualidade para a Indústria Metalmecânica, realizado durante a Intermach 2025. O evento reúne especialistas em qualidade e instrumentação do setor, na quinta-feira, 17, com o objetivo de debater as mais recentes tecnologias e soluções para atender as demandas da indústria metalmecânica.
A intensa programação de workshops gratuitos promovido por expositores complementa o acesso ao conhecimento durante a feira. Os principais temas abordam questões atuais do ambiente industrial relacionadas à Inteligência Artificial (IA), ESG (ambiental, social e governança) e Indústria 4.0. Os workshops são realizados durante todos os dias da Intermach no Centro de Convenções e Exposições Expoville e representam uma oportunidade única para atualização profissional e troca de conhecimento com especialistas do mercado.
Compradores e vendedores participam de reuniões individuais, com interesses mútuos na demanda e na oferta de produtos e serviços. Essa é a dinâmica da Rodada de Negócios nesta quarta-feira, 16, na Expoville, durante a Intermach, com o patrocínio da Atlas Copco. Cada empresa tem a oportunidade de participar de dezenas de reuniões em um único dia, com boas possibilidades de fechar negócios durante a rodada, além de iniciar um relacionamento que cria resultados a médio e longo prazos.
Como âncoras do evento interessadas em soluções, a Messe Brasil reúne 18 empresas consumidoras de matérias primas, máquinas, equipamentos e serviços relacionados ao setor metalmecânica. Do outro lado, cerca 70 empresas devem participar com a oferta de produtos e serviços, entre elas expositores da feira.
A Intermach traz uma inovação para o segmento de feiras da região sul do Brasil, ao adotar práticas de sustentabilidade. O evento passa a contar com a consultoria especializada da startup AKVO ESG com o desafio é implementar estratégias voltadas à redução e compensação das emissões de carbono, tornando o evento ambientalmente mais responsável.
A indústria desempenha um papel crucial na transição para um futuro mais sustentável, e eventos do setor assumem o papel de refletir essa responsabilidade ao minimizar seus impactos ambientais. Nesse contexto, a Intermach 2025 assume um papel de liderança ao integrar princípios ESG (ambiental, social e governança) em sua estrutura.
O primeiro passo do projeto é a realização de um inventário detalhado das emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerados pelo evento. Isso inclui todas as etapas da feira, desde a montagem dos estandes até o consumo de energia, deslocamento de visitantes e geração de resíduos. Com esses dados, será possível neutralizar a pegada de carbono do evento por meio da compra de créditos de carbono, apoiando projetos ambientais na região e na Amazônia.
Além da neutralização de carbono, a Intermach 2025 adota práticas sustentáveis alinhadas à norma internacional ISO 20121, que estabelece diretrizes para eventos sustentáveis. Isso inclui a implementação de medidas para otimização de recursos, gestão de resíduos e incentivo à economia circular dentro do evento. A equipe da AKVO ESG está conduzindo a coleta de dados e mobilização dos diversos stakeholders envolvidos, garantindo que a sustentabilidade esteja no centro das decisões da feira.
Com essa iniciativa, a Intermach 2025 se posiciona como um evento industrial pioneiro na adoção de práticas sustentáveis, demonstrando que é possível unir inovação e responsabilidade ambiental. Ao liderar esse movimento, a feira contribui para um setor mais consciente e alinhado às demandas ambientais e econômicas do futuro.
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: