X
X

Buscar

Confira a programação do Natal 2025 em Joinville

Atividades iniciam em 15 de novembro

A programação de Natal 2025 em Joinville foi divulgada em evento nesta segunda-feira, 20. As atividades acontecem de 15 de novembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026. Serão mais de 50 dias de espetáculos e atrações gratuitas.

Neste ano, o evento promovido pela prefeitura tem como tema “Aqui, a magia ganha vida”, convidando moradores e turistas a reviverem tradições e despertarem emoções adormecidas.

As principais praças do Centro da cidade, a Dario Salles, da Bandeira e Nereu Ramos, além da Travessa Bachmann, rua das Palmeiras, Prefeitura, rua Rio Branco e Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC), fazem parte do circuito, que foi ampliado e promete encantar visitantes de todas as idades.

“A expectativa é reunir novamente milhares de pessoas durante o período do evento, consolidando Joinville como um dos principais destinos natalinos do Sul do Brasil”, comenta Camila Duarte, presidente do Instituto Natal Joinville, responsável pela organização do evento.

Segundo ela, o Natal é um projeto que nasceu do propósito de levar a espírito natalino para todos. “Em 2025, queremos reacender a magia que existe dentro de cada pessoa, celebrando a vida, o afeto e a esperança”, destaca.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Promovido pela Prefeitura de Joinville e realizado pelo Instituto Natal Joinville, o evento conta também com o apoio de entidades e empresas privadas, que acreditam no poder transformador da cultura, do turismo e da tradição.

“O Natal de Joinville é uma celebração que une gerações e propósitos. Junto com nossos parceiros, queremos promover o espírito natalino por meio de experiências acessíveis, que façam cada pessoa se sentir parte integrante da magia”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

Espetáculo de abertura em duas noites

A primeira grande novidade desta edição é a realização do espetáculo de abertura em duas noites consecutivas: dias 15 e 16 de novembro, a partir das 19h30, em frente à prefeitura.

Mais uma vez, o diretor artístico André Gress, que atua em produções da Broadway, assina a apresentação. O espetáculo terá a participação do Instituto Arte Maior e da Cia MOA, além de uma participação especial da Escola do Teatro Bolshoi.

“Tradicionalmente, a abertura do Natal de Joinville já costuma encantar o público, mas essa edição promete uma experiência ainda mais envolvente, com muita música, dança, teatro e efeitos especiais”, antecipa Camila.

A primeira sessão do espetáculo, no dia 15 de novembro, marca o início da programação natalina em Joinville. Logo após a apresentação em frente à Prefeitura, as luzes da decoração natalina serão acesas, oficializando a largada para as celebrações e abertura do circuito do Natal 2025.

Novidades no Natal de Joinville 2025

A quinta edição do Natal de Joinville tem outras novidades além da abertura em duas noites. Neste ano, o circuito será ampliado, com novos locais decorados e muitas atrações para todos os visitantes.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Uma das principais novidades é o Bosque Encantado – Caminho de Luzes, que transforma o jardim do MNIC em uma experiência composta por diversas intervenções cenográficas e sonoras que revelam as etapas do “processo de fabricação” do Natal. A atração é assinada pela Biolumen Studio, com projeto dos artistas Leandro Vigas, Letícia Ramos e Heloiza Castro.

A tecnologia será outro ponto alto com o lançamento do App do Natal. O aplicativo permitirá ao público acompanhar a programação, acessar o mapa do circuito e participar de uma experiência gamificada com recompensas para quem fizer check-in em todas as atrações.

O Mercado de Natal, na Praça da Bandeira, estará repaginado. Inspirado nos tradicionais mercados natalinos europeus, o espaço irá reunir empreendedores locais com opções de presentes, artesanato, decoração, produtos temáticos e diversas opções gastronômicas.

A Praça Nereu Ramos se transformará na Praça das Artes, com o Palco Cultural recebendo artistas, escolas e companhias independentes para apresentações de música, dança e teatro, sempre de quarta-feira a domingo. Às terças-feiras, no local, serão realizadas as Celebrações Natalinas, momentos dedicados à fé e que serão conduzidos por comunidades cristãs de Joinville.

Na Travessa Dr. Norberto Bachmann, o público encontrará a Praça de Alimentação, agora transformada em um Boulevard de Natal – um espaço ainda mais acolhedor e festivo. O local terá gastronomia, espaço para convivência e o Coreto de Natal, um palco para apresentações musicais.

Atrações tradicionais e consolidadas junto ao público

O circuito do Natal de Joinville 2025 é formado por mais de 20 atrações. Entre os destaques, a Pista de Patinação, uma das favoritas do público em edições anteriores, se mantém como promessa de muita diversão neste ano. Instalada no Ginásio Abel Schulz, a pista atende a todas as idades. Para viver a experiência de patinar no gelo é necessário fazer o agendamento prévio pelo app Joinville Fácil. A atividade é gratuita.

Os tradicionais Desfiles de Natal retornam em seis datas – dias 21, 22, 28 e 29 de novembro, e 5 e 6 de dezembro – sempre às 20h, na rua Rio Branco, com início em frente ao MNIC. Em parceria com a Liga das Escolas de Samba (Liesj) e as escolas municipais, os desfiles trarão carros alegóricos e ornamentações inspirados nos mundos encantados de Joinville: das artes, das delícias e das bicicletas.

A Casa do Papai Noel, localizada na Vila do Papai Noel (na Praça Dario Salles), é outra atração imperdível. Diariamente, o Bom Velhinho receberá visitantes de todas as idades para fotos. Anexo à Casa do Papai Noel fica a Loja Encantada Instituto Natal Joinville, onde é possível encontrar o Chinequetone, um produto joinvilense e exclusivo do nosso Natal, além de outros artigos natalinos.

Principais atrações:

– Carrossel, instalado no Mercado de Natal (Praça da Bandeira)
– Estação da Neve, na Vila do Papai Noel (Praça Dario Salles), com a tradicional neve artificial
– Túnel de Luzes, na Rua Rio Branco, formando um corredor iluminado com milhares de lâmpadas, perfeito para fotos
– Árvore de Natal, o mais tradicional símbolo natalino estará localizado na Vila do Papai Noel (na Praça Dario Salles)
– Terno de Reis, com apresentações no Palco Cultural (Praça Nereu Ramos)
– Instagramáveis dos patrocinadores instalados nas praças, para as melhores fotos e brincadeiras.

Ações de inclusão

No Ginásio Abel Schulz, na Praça Dario Salles, a organização manterá um espaço de acolhimento para pessoas com necessidades especiais, gestantes, lactantes, idosos, etc. No local é possível se hidratar, descansar e pegar a fita de identificação que garante acesso preferencial nas atrações.

O evento conta ainda com audiodescrição, visitas guiadas com intérprete de Libras e equipes treinadas para atendimento especializado. Todas essas práticas renderam ao projeto o Troféu Boas Práticas, recebido no Summit Cidades 2023.

Eventos paralelos apoiados pelo Natal de Joinville

O Natal de Joinville também apoia atividades temáticas que movimentam a cidade durante a época natalina. Alguns eventos paralelos já confirmados são:

– Ho Ho Run 2025: promovida pela Number Esportes, a corrida temática está marcada para o dia 7 de dezembro, às 18h, com concentração na Travessa Bachmann;
– Passeio Ciclístico “Pedal de Natal”: realizado pelo programa Movimenta Bike, da Sesporte, ocorre no dia 12 de dezembro;
– Passeio Noturno Mirante: agendado para o dia 22 de novembro e realizado em parceria com o movimento Bora Mirante, a atividade une lazer e bem-estar em um dos cartões-postais de Joinville.

Leia também:

1. Rótulo de uísque que gerou suspeita de intoxicação por metanol em SC informa produção da bebida em Joinville
2. Tenista joinvilense é vice-campeão de torneio internacional
3. Vereadora reforça em Brasília articulação para instalação do Ifsc no prédio dos Correios, no Centro de Joinville
4. Movimentação no Porto de São Francisco do Sul cresce em setembro e no acumulado de 2025
5. Homem morre após levar facada da companheira, em Itapoá


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: