Confira cinco curiosidades sobre o campeonato de Pokémon em Joinville
Evento acontece neste fim de semana na Expoville
Evento acontece neste fim de semana na Expoville
Joinville será sede do campeonato regional de Pokémon neste sábado, 7, e domingo, 8. São esperados mais de 300 competidores divididos em duas categorias: Trading Card Game (TCG) e o Pokémon GO World Championships.
O evento acontece no Centro de Convenções e Exposições Expoville, no bairro Glória. Segundo a organização do evento, os ingressos para a edição esgotaram em apenas seis minutos.
“A procura foi ainda maior do que os 300 jogadores que irão participar do evento, no entanto, por conta das medidas de proteção foi necessário limitar”, explica o coordenador de Projetos Especiais da Copag, Fernando Carvalho.
O formato padrão, apelidado de TCG, é jogado por meio de cartas, em um baralho selecionado na inscrição com 60 cards. A disputa terá três diferentes faixas etárias: junior, até 11 anos, sênior, dos 12 aos 15, e máster, acima de 16 anos.
Os jogadores vão competir durante todo o sábado por nove rodadas. “Cada rodada dura cerca de 1 hora, portanto os competidores devem estar preparados”, relata o coordenador. Já o Pokémon Go World Championships terá sua primeira edição da América Latina em Joinville. “Será uma nova experiência para o competidor e para a organização”, completa.
O regional, que acontece em Joinville, é um dos principais níveis de competição no cenário. Seguido dos campeonatos internacionais que acontecem na América Latina, América do Norte, Europa e Oceania.
Acima dos campeonatos internacionais, há os mundiais. Neste ano, o mundial acontece em Londres, entre os dias 18 e 21 de agosto. “Só quem é qualificado e tem pontuação mínima pode jogar. É um local onde só estarão os melhores”, relata Fernando.
A competição TCG funciona com cards, que podem ser colecionados ou usados para o meio competitivo. É necessário ter um deck de 60 cartas para participar e cada participante monta o próprio baralho.
Já para o Pokémon Go, cada participante precisa ter sua própria conta, que será logada em um celular disponibilizado pela organização. Nas competições, cada participante vai batalhar contra o oponente dele.
“Há inúmeras possibilidades e cada jogo será algo novo. É difícil decks repetitivos ou iguais”, relata Fernando. O favorito a conseguir a vaga para o mundial é o brasileiro Gustavo Wada, considerado um prodígio.
Gustavo é tricampeão nacional, foi bicampeão internacional na categoria Master e é cotado para participar de mais um mundial neste ano.
O próximo evento regional está confirmado na cidade de Santiago, capital do Chile, em junho. “Outros eventos não estão agendados, mas esperamos poder fazer mais momentos de alegria”, relata Fernando.
Segundo o coordenador, o principal objetivo é gerar momentos de diversão para os participantes e para quem ama o universo de Pokémon. “Depois de dois anos de pandemia, queremos que as pessoas se divirtam, além de competir. Com muito respeito enquanto fazem amigos”, finaliza.
Neste ano acontece pela primeira vez um campeonato de Pokémon apenas para mulheres. O Lady Events está sendo promovido pela Copag com o objetivo de inclusão de mulheres no cenário competitivo.
Há cerca de 32 vagas e 25 delas já foram preenchidas. “Queremos tornar o cenário competitivo mais convidativo para as mulheres. Sabemos que há jogadoras muito boas e queremos achar esses talentos”, conta.
E o melhor, a inscrição é gratuita, o baralho será fornecido pela organização e terá premiação para a campeã.
Neste domingo, 9, além do Lady Events, acontecerão outros eventos paralelos à final. Com eventos para todos os tipos de pessoas e com áreas específicas para alimentação e para acompanhar os jogos.
Para quem não puder acompanhar presencialmente, o campeonato terá a opção para assistir on-line, por meio do site Twitch, no perfil oficial da Copag.
O evento também contará com diversos jogadores de outros países. Por mais que a maioria dos competidores sejam do Brasil, com foco no Sudeste e Sul. A competição terá pessoas de toda a América Latina, de países como Chile e Argentina, tendo um intercâmbio de nações.
O favorito a conseguir a vaga para o mundial é o brasileiro Gustavo Wada, considerado um prodígio no universo de TCG. Gustavo é tricampeão nacional, foi bicampeão internacional na categoria Master e é cotado para participar de mais um mundial neste ano.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: