Confira como estão os preparativos para o desfile de Carnaval de Joinville 2025

A festa ocorre neste fim de semana

Confira como estão os preparativos para o desfile de Carnaval de Joinville 2025

A festa ocorre neste fim de semana

Redação O Município Joinville

A poucos dias do Carnaval de Joinville 2025, que acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro, os integrantes das quatro escolas de samba estão nos preparativos finais para o desfile, marcado para sábado, na avenida Beira Rio.

As escolas de samba Unidos pela Diversidade, Unidos do Caldeirão e Fusão do Samba desenvolvem as atividades no Expocentro Edmundo Doubrawa. Além dos ensaios técnicos que ocorrem durante a semana, as equipes trabalham na confecção e ajustes dos figurinos, adereços e carros alegóricos. Cada escola busca aprimorar seus elementos visuais para surpreender o público. Nesta quinta-feira, 20, a Diversidade realiza um ensaio geral no local.

Já a Príncipes do Samba finaliza os últimos detalhes da apresentação na Sociedade Kênia Clube, onde a equipe trabalha na composição do desfile, incluindo coreografias, músicas e a integração de todos os elementos que compõem a narrativa que será apresentada na avenida.

“Os dias que antecedem o Carnaval são intensos, cheios de dedicação e emoção. Nossa equipe, escolas de samba, blocos e todos os envolvidos estão trabalhando sem parar para garantir um evento inesquecível”, diz o presidente da Liga das Escolas de Samba de Joinville, Gabriel de Paula. “É hora de ajustar os últimos detalhes dos carros alegóricos, dar os retoques finais nas fantasias e ensaiar cada passo do desfile. Estamos ansiosos para ver o brilho nos olhos de cada folião”, afirma.

Desfile 

O desfile das escolas de samba de Joinville ocorre neste sábado, 22, a partir das 18h, na avenida Beira Rio. Já neste domingo, 23, tem o encontro de blocos de rua, que começa às 13h e vai até 21h.

No mesmo dia, ocorre o Carnaval da Família, a partir das 14h com o Pet Folia e o Carnaval Infantil, que conta com uma área de recreação e brinquedos infláveis. Essas atividades serão concentradas no complexo do Centreventos Cau Hansen. O Concurso de Fantasias do Pet Folia será às 15h30, mesmo horário do Bailinho Infantil.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Saiba os temas de cada escola de samba

As quatro escolas de samba de Joinville levarão para a avenida temas relacionados à cultura e à história da cidade, que serão representados em suas alegorias, figurinos e cantados em seus sambas-enredo.

Fusão do Samba

A escola Fusão do Samba abordará o tema “Com amor e alegria, triunfou a periferia”, que fala da trajetória de vencer pela cultura, especialmente através do funk, trabalho e educação. Para eles, cada um desses elementos contribui de forma significativa para o processo de ascensão social e superação de desafios.

Unidos do Caldeirão

Com o tema “Babitonga e seus encantos”, a Unidos do Caldeirão pretende exaltar a vasta riqueza cultural e histórica da Baía da Babitonga, em Santa Catarina. A narrativa conduz por uma travessia poética através do tempo, destacando a beleza exuberante e a influência ancestral dos povos até a atualidade. A letra também traz referências ao fluxo das marés e à biodiversidade e faz um tributo à paixão e à emoção do Carnaval.

Unidos pela Diversidade

Com o tema “Colo de Mãe, Jacila a Mãe de Joinville”, a Unidos pela Diversidade levará para a avenida a história de luta e superação de Jacila Barbosa, a “Mãe Jacila”. A carioca que se tornou joinvilense de coração luta para manter vivas as raízes negras na cidade. O samba-enredo também conta o trabalho realizado por Mãe Jacila junto às pessoas carentes e sua essência na defesa da diversidade.

Príncipes do Samba

Com o tema “Nos refúgios da Boemia – De bar em bar à fantasia!”, a Príncipes do Samba vai levar para a avenida a história dos bares, antigamente conhecidos como tabernas. Já na Antiguidade, esses locais eram centros sociais onde se vendia a caça, se produzia cerveja e se realizavam celebrações.

Em seu samba-enredo, a escola conta o surgimento da primeira taberna, há cerca de 3,5 mil anos antes do nascimento de Jesus Cristo, criada por uma mulher chamada Kubaba, na cidade de Kish, na Suméria, e percorre a história ao longo dos séculos, chegando aos mais tradicionais bares de Joinville.

Leia também:
1. Entenda como polícia localizou jovem que desapareceu em Joinville
2. Multinacional do aço firma parceria com Senai e inaugura espaço em Joinville
3. Operação da Polícia Civil de Joinville contra facção criminosa prende 11 pessoas
4. Empresas são condenadas por enganar cliente de Joinville em renegociação de dívida
5. Montagem do Carnaval de Joinville altera trânsito a partir desta quarta-feira


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo