X
X

Buscar

Confira como foi a volta às aulas da rede municipal de Joinville

Cerca de 75 mil alunos voltaram às aulas

Cerca de 75 mil alunos da Rede Municipal de Ensino voltaram às aulas nesta segunda-feira, 6, em 88 Escolas e 76 Centros de Educação Infantil (CEIs) de Joinville. Na Escola Municipal Professor Orestes Guimarães, no bairro Boehmerwald, os estudantes foram recepcionados pelo prefeito Adriano Silva, pela vice-prefeita Rejane Gambin e pelo secretário de Educação, Diego Calegari.

A empolgação das crianças e adolescentes ficou visível logo após a abertura dos portões, quando os alunos foram acolhidos pelos professores e pela equipe escolar, e direcionados para as salas de aula. Entre eles, estava Laryssa Schmidt Silva, do 8º ano, que estuda na unidade desde o início do Ensino Fundamental.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

“Cheguei na escola e pensei: vai ser o melhor ano da minha vida. Viemos para nossas salas, vimos os amigos e os professores, foi aquela animação”, conta a estudante.

Em seguida, os alunos se reuniram na quadra da unidade para participar do lançamento do Programa Educação que Transforma. O compromisso busca reunir os atores responsáveis pela Educação de Joinville em prol da aprendizagem das crianças e adolescentes, visando impactar as próximas gerações e preparar a cidade para o futuro.

“A educação é uma responsabilidade de todos. Uma escola preparada, com professores de alta qualidade, tecnologia e salas de aula confortáveis, é fundamental, mas o professor e os pais são as grandes molas disso. Quando os pais estão envolvidos, a gente tem um resultado muito maior na educação dessas crianças e jovens”, afirma o prefeito.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

A proposta do Educação que Transforma é de que cada um se comprometa a fazer o melhor para que a Educação joinvilense atinja níveis de excelência ainda maiores, garantindo que todo aluno esteja presente na escola e aprenda na idade certa.

“O objetivo é trazer todos os atores responsáveis pela Educação de Joinville, como pais, alunos, professores e gestores, para esse grande compromisso com uma educação transformadora e significativa, que vai dar um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, explica o secretário de Educação.

Formação e investimentos

Na volta às aulas, os estudantes vão encontrar os professores preparados e engajados para explorar ao máximo o potencial de cada um. Na última semana, os profissionais da Rede Municipal de Joinville passaram por três dias de atividades de formação, que os auxiliaram a aprimorar ainda mais as metodologias e ampliar o conhecimento. Ao longo do ano, os professores deverão ter mais dois momentos de formação continuada.

A Rede Municipal de Ensino tem seis obras em andamento, com reforma e ampliação de uma escola no bairro Itinga e construção de quadras poliesportivas cobertas, como na escola Carlos Heins Funke. Também está sendo construída uma nova unidade no bairro Paranaguamirim, que irá atender alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental.

Das obras realizadas durante o recesso escolar, apenas uma continua e está em fase de acabamento. Na Escola Municipal Professor Avelino Marcante Extensão está sendo substituído o forro da biblioteca. As obras não interferem no andamento das aulas, que ocorrem normalmente nas unidades.

Leia também:
1. VÍDEO – Formação de satélites chama atenção no céu de Joinville e região
2. Trimania: morador de Joinville ganha sozinho prêmio de R$ 10 mil
3. FOTOS – Torcida lota Centreventos na estreia do Joinville Vôlei em casa
4. Mãe e bebê mantidos em cárcere privado são resgatados no Litoral Norte
5. Câmara emite nota de repúdio sobre agressões sofridas por vereadora de Joinville


– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização