Confira o relatório de balneabilidade atualizado sobre as praias de Santa Catarina

Relatório é feito pelo IMA

Confira o relatório de balneabilidade atualizado sobre as praias de Santa Catarina

Relatório é feito pelo IMA

Iáscara Zultanski

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade com as informações consolidadas dos resultados das coletas realizadas na semana de 19 a 23 de fevereiro.


De acordo com as amostras coletadas, nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no Litoral catarinense, 165 estão próprios para banho, o que representa 69,33%.

Todas as informações, comparativos e considerações técnicas desta semana constam no relatório que pode ser conferido no relatório:

No site as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar durante a semana os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.

Metodologia e legislação

O IMA possui todos os materiais e mecanismos considerados suficientes e adequados para a execução do Programa de Monitoramento da Balneabilidade no estado, com 238 pontos monitorados e vigente desde o ano de 1976.

Os materiais utilizados são aqueles definidos pelo método 9223b do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, cuja fabricação e distribuição é realizada por uma única empresa (IDEXX) com representante próprio no Brasil (IDEXX BRASIL LABORATÓRIOS LTDA).

Quanto ao denominado mecanismo de coleta, o IMA segue os padrões estabelecidos pelo Guia de Coleta e Preservação de Amostras da Agência Nacional de Águas (ANA) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, Método 9223 B que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.

Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado próprio quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

O ponto é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Atenção aos banhistas

Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.

Leia os destaques da semana:
1. Mãe e recém-nascido recebem indenização após erro médico em Joinville
2. Conheça time de futsal de Joinville que venceu mundial na Espanha
3. Saiba qual será novo layout dos ônibus do transporte coletivo de Joinville
4. Semana do Cinema acontece em Joinville; veja valor do ingresso
5. Governo do estado sofre ação popular para “destravar” reforma do Ginásio Ivan Rodrigues em Joinville


Assista agora mesmo!

EMPADINHA FIT: LANCHE PARA MATAR SUA FOME SEM PESAR NA BALANÇA:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo