Confira programação para 20ª Feira do Livro de Joinville
Cerimônia de lançamento aconteceu nesta quinta-feira
Cerimônia de lançamento aconteceu nesta quinta-feira
“Feira para todos”, este é o tema da 20ª Feira do Livro de Joinville, que será realizada de 6 a 16 de junho no complexo do Centreventos Cau Hansen. A cerimônia de lançamento da Feira do Livro de Joinville foi realizada na manhã desta quinta-feira, 7, na Escola Sesi de Referência. Na ocasião, foram anunciadas as novidades para essa edição histórica.
Como acontece todos os anos, a Feira do Livro de Joinville traz autores que nunca participaram do evento e outros que já foram sucesso de público. Em 2024, os autores ‘estreantes’ já confirmados são Clara Alves, Edney Silvestre, Gláucia de Souza, Henrique Rodrigues e José Roberto de Castro Neves.
Retornam ao evento autores nacionais e locais já consagrados pelo público, como Ana Maria Machado — com mais de cem livros publicados para leitores de diversas idades — o escritor e poeta Léo Cunha — com diversas obras de leitura recomendada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil — e a escritora best-seller Talita Rebouças, que após vender milhões de livros juvenis dedicou seu último livro — ‘Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo’ — para as mulheres maduras e a presidente da Academia Joinvilense de Letras (AJL), Maria Cristina Dias, jornalista, escritora de biografias e memórias, que apresenta a obra ‘Ruas de Joinville’, que já está na terceira edição.
“Todos os anos a Feira do Livro de Joinville recebe mais de 6 mil alunos, que graças à parceria com as secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo têm no evento uma extensão da literatura trabalhada na sala de aula. Também abrimos espaço para dar visibilidade à literatura produzida pelos autores de Joinville e elaboramos uma programação temática abrangente, voltada para todos, como diz o tema desta edição. Temos seminários, palestras e painéis para o público adulto e para profissionais e leitores de todas as idades e que atuam em diversas áreas do conhecimento”, destaca a presidente da Comissão Organizadora da Feira do Livro, Sueli Brandão.
A programação didática da Feira conta com dois seminários voltados para professores. O primeiro deles — já realizado em algumas edições — reúne Mediadores de Leitura e inclui aulas expositivas com convidados como Ana Maria Machado e oficinas temáticas. O outro seminário acontece pela primeira vez na Feira, tem como foco Educação Ambiental e é destinado a professores que trabalham com esta temática — tão relevante para o nosso futuro — em sala de aula.
Para ampliar o leque de abrangência da Feira do Livro de Joinville, neste ano será realizado um encontro com empresários que escrevem — cuja organização envolve o Lide e a Acij. Haverá, também, uma Roda de Conversa sobre Patrimônio Cultural, atividade que incluirá a experiência de realizar uma caminhada pela rota de espaços históricos de Joinville. Mais uma novidade será a promoção de um Encontro de Bibliotecários, em parceria com o Conselho de Biblioteconomia.
A promoção de atividades com instituições da cidade também é uma tradição na Feira do Livro de Joinville. Em parceria com a ABRH/SC, será realizada uma noite temática com o tema Longevidade, abordando questões relacionadas ao etarismo — assunto que vem despertando o interesse do mundo dos negócios e da sociedade. Outra parceria é realizada com a OAB Joinville. Haverá, ainda, um grande Encontro de Academias de Letras de Santa Catarina e Paraná e, para finalizar, o Concurso de Cosplay.
Leia também:
1. Polícia Civil detalha investigação que levou à prisão de pais que mataram menina no Vale do Itajaí
2. Comitiva da Suíça realiza encontro com empreendedores em Joinville
3. Polícia Civil atualiza informações sobre caso de mãe e filha vítimas de feminicídio em Joinville
4. Deputado federal destina mais de R$ 20 milhões para obras em Joinville; saiba para quais áreas
5. Carro furtado é encontrado sem bateria e rodas em Joinville
Conheça o especial Virei Joinville, que estreia dia 9 de março: