Confira projeto de Centro Esportivo e Cultural em escola do Morro do Meio, em Joinville

Projeto do ginásio prevê a construção da estrutura em módulos

Confira projeto de Centro Esportivo e Cultural em escola do Morro do Meio, em Joinville

Projeto do ginásio prevê a construção da estrutura em módulos

Redação O Município Joinville

Nesta sexta-feira, 16, a Prefeitura de Joinville realizou o lançamento do Centro Esportivo e Cultural (CEC), o projeto de infraestrutura para atender esporte, educação e cultura de forma integrada. O evento ocorreu na Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin, no bairro Morro do Meio.

O projeto do ginásio prevê a construção da estrutura em módulos, permitindo a adaptação de acordo com o terreno em que for construído. Na escola Ruben Roberto Schmidlin, o CEC terá 2,3 mil metros quadrados de área construída, arquibancada com capacidade para 288 espectadores, além de espaço para pessoas com baixa mobilidade.

“É um momento histórico para a cidade de Joinville. O CEC é muito mais do que um ginásio de esportes de uma escola, é um mini centreventos. Este equipamento vai fazer grande diferença na comunidade do Morro do Meio, que necessita de um ambiente esportivo e cultural como este”, diz o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

Com o lançamento do projeto, a licitação deverá ser lançada no segundo semestre para a construção do CEC. O valor de investimento para a obra é de aproximadamente R$16,9 milhões, com recursos garantidos por meio de emendas parlamentares da senadora Ivete Appel da Silveira.

“O Morro do Meio precisava de algo semelhante a esse projeto que o prefeito me apresentou. Decidimos dar o valor total porque quanto mais rápido tem o dinheiro, mais rápido tem a construção, e as pessoas dos bairros também precisam de cultura, arte e esporte”, comenta a senadora.

O moderno ginásio prevê ainda o atendimento de até seis turmas de maneira simultânea, com acesso pela rampa ou escada. A quadra principal pode ser subdividida em até três quadras menores que permitem a prática de diferentes modalidades esportivas. No andar superior, haverá uma pista de corrida indoor.

Ginásio para apresentações culturais e abrigo em caso de enchentes

Além de ser um espaço para a prática de esportes, o ginásio terá um palco com dez metros de abertura e acesso para a parte externa do Centro Esportivo e Cultural, o que vai permitir a montagem de estruturas e cenários de maneira ágil e profissional. Para completar, está prevista uma plataforma com suporte para cenários e iluminação do palco. O CEC contará também com uma sala montada especialmente para a prática de dança, com espelhos e piso flutuante em madeira.

Com relação à infraestrutura do local, os banheiros serão equipados com 12 chuveiros e 28 cabines sanitárias, entre elas estruturas para o uso de pessoas com deficiência, inclusive com espaço para cadeira de rodas esportiva. Os banheiros poderão ser usados também como vestiário.

O ginásio foi planejado também para receber as famílias quando ocorrem situações de alagamento, em que as pessoas precisam deixar suas residências. Esse planejamento considera o fato de que a Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin é um dos pontos mapeados para ser abrigo temporário quando há necessidade de acolhimento de famílias atingidas por intempéries climáticas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo