Confira quais são as infrações que mais multam condutores em Joinville em 2023
Cidade registrou queda de mais de 4 mil multas no primeiro semestre se comparado ao mesmo período no ano passado
Joinville registrou uma queda de 4.430 multas de trânsito nos primeiros seis meses de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. Ao todo são 56.731 de multas aplicadas contra 61.161, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC).
Neste ano, março foi o mês em que mais multas foram aplicadas, com 12.228. Já o menor número de infrações foi registrado em junho, com 6.136.
Em relação às infrações que mais multam na cidade, o não registro de transferência de veículo no prazo de 30 dias está no topo da lista. São 6.394 infrações deste tipo.
Em seguida estão as multas por trafegar em velocidade superior à velocidade máxima permitida em até 20%, com 4.460, e não utilização do cinto de segurança por parte do condutor, com 3.798.
Grupos de infração
O Detran também estabelece quatro grupos de infração para aplicação de multas. Eles são: alcoolemia, celular, cinto de segurança e transporte de crianças.
No grupo alcoolemia, a recusa em se submeter ao teste do bafômetro já foi registrada 595 vezes neste ano. Na sequência estão dirigir sobre influência de álcool, com 29 multas, conduzir veículo que exige Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria C, D ou exame toxicológico após 30 dias de vencimento, com quatro, e dirigir sobre influência de entorpecente com três.
O transporte de crianças sem obedecer ordens de segurança estabelecidas gerou 241 aplicações de multas na cidade em 2023.
Maiores infrações por veículo
Para filtrar as infrações que mais multam em Joinville, a reportagem do jornal O Município Joinville selecionou as cinco multas mais aplicadas para automóveis, motocicletas e caminhões.
Nos automóveis, o não registro de transferência de veículo no prazo de 30 dias é o que causa o maior número de multas, com 3.873.
Já para motocicletas, a infração que mais multa é não utilização de capacete seguro ou com capacete sem viseira adequada, com 873.
Em caminhões, a multa mais aplicada se refere a condução com veículo com defeito no sistema de iluminação ou lâmpada queimada.
Confira os dados completos:
Assista agora mesmo!
Palacete Schlemm: a mansão de 1930 com detalhes criados por artista alemão: