X
X

Buscar

Confira todas as informações sobre o decreto de situação de emergência em Joinville

Aulas estão mantidas nas escolas municipais

O prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin realizaram uma live na noite desta segunda-feira, 28, com informações sobre a situação de emergência em Joinville e as ações realizadas no município.

O plano de contingência foi acionado na cidade na última sexta-feira, 25. Atualmente a cidade está na etapa vermelha, acionada neste domingo, 27, com o gabinete de crise.

Nas próximas 12 horas, a previsão é de chuva. Outro fator preocupante é o grande volume de precipitação indicado para Curitiba e para as proximidades da serra.

O deslocamento deste volume de água para Joinville tende a aumentar rapidamente o volume dos rios e prejudicar o escoamento da água.

Com o decreto de situação de emergência, Joinville terá acesso a itens e auxílio da Defesa Civil de Santa Catarina como colchões, alimentos e outros utensílios importantes. Não há risco de rompimento da barragem em Joinville.

Escolas

As escolas seguem com as aulas mantidas em Joinville.Na parte da manhã, o transporte escolar não irá atender as regiões do Quiriri e do Cubatão, em função da dificuldade de acesso. Estudante que residem nestas regiões estão dispensados das aulas no período matutino.

Ainda assim, as unidades escolares da região estarão abertas, atendendo os alunos que não necessitam do transporte escolar. Pela manhã, a situação será reavaliada para definição em relação ao período da tarde.

Alojamentos

Com o aumento no número de casos de alagamento na região do Jardim Paraíso e do Jardim Sofia, a estrutura montada na Escola Municipal Prof. Avelino Marcante, no Bom Retiro, será mantida.

Dessa forma, Joinville passa a contar com três Abrigos Emergenciais: Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin (Morro do Meio), Escola Municipal Prof. Avelino Marcante (Bom Retiro) e Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke (Pirabeiraba).

Recomendações

A Defesa Civil e as demais Forças de Segurança e Salvamento permanecem em plantão de prontidão para os atendimentos.

Em caso de emergência, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com os Bombeiros Voluntários, pelo 193.

Doações

Estão sendo preparadas as montagens da Central Solidária. No entanto, até o momento, não há um local oficial para a realização das doações. “O que pode ser feito é iniciar a separação de utensílios e roupas para serem usadas”, relata.

Serão aceitas doações de roupas, itens de higiene pessoal e de limpeza, alimentos e sapatos. As informações da Central Solidária serão divulgadas nesta terça-feira, 29.

– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos