Conheça as principais ações de Brandel Junior na Câmara de Joinville

“Fala, vereador!” recebe Brandel Junior, que defende o concurso público para saúde e educação

Conheça as principais ações de Brandel Junior na Câmara de Joinville

“Fala, vereador!” recebe Brandel Junior, que defende o concurso público para saúde e educação

Isabel Lima

Josias Brandel Junior é um dos vereadores de primeira viagem da legislatura 2021/24 da Câmara de Vereadores de Joinville. Empresário e morador da Zona Sul, Brandel tem a educação como principal bandeira. Para ele, ser legislador envolve principalmente duas palavras: perseverança e resistência.


Fala, vereador!” é uma série de reportagens de O Município Joinville com os atuais vereadores da Câmara. As matérias são publicadas semanalmente em omunicipiojoinville.com. A ordem de veiculação é aleatória, com base na agenda de entrevistas montada pelo setor de Comunicação da Câmara.

Membro convicto do Podemos, Brandel Júnior pretende se candidatar a reeleição em 2024. Segundo ele, o partido planeja ocupar três cadeiras da Câmara de Joinville. “Servir as pessoas é nosso maior objetivo”, diz o vereador.

Jamais cotado para política

Sobre a trajetória, Brandel conta que não era cotado para assumir qualquer cargo político. Já com uma carreira empresarial no ramo das academias, o atual vereador diz que a mudança foi uma vontade de Deus.

“Toda missão que te é dada, você tem que fazer o seu melhor. E quando Deus te dá uma missão, você tem que fazer muito melhor”, conclui.

Uma das descobertas que ele teve é a demora onde as coisas acontecem na política e serviço público. “A gente que é mais executor gostaria que as coisas acontecessem mais rápido”, diz o vereador.

Embora se considere uma pessoa da execução, Brandel afirma que só concorre a um cargo Executivo “se Deus quiser”.

Educação como pauta

Brandel e os assessores do gabinete | Foto: Arquivo pessoal

O foco do mandato do vereador Brandel é a educação, principalmente de alunos de comunidades com vulnerabilidade social. Segundo ele, visitar escolas faz parte da rotina de trabalho.

Além de ter participado da Comissão Especial de Segurança nas Escolas, Brandel é presidente da Comissão de Educação desde o início do mandato. Uma das principais vitórias do vereador foi o projeto de lei que cria o Programa Municipal Censo de Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia.

De acordo com Brandel, o censo é a uma união de esforços das secretarias de Educação e Saúde, que precisam aplicar pesquisas nas escolas e centros de saúde. Ao cruzar os dados dos dois setores, Joinville terá um censo mais completo de pessoas com TEA, TDAH e dislexia.

Segundo o vereador, há mais de 2 mil alunos com laudo de TEA em Joinville. “Isso é uma crescente gigante nos últimos anos. Por isso nossa preocupação com o censo, para termos números palpáveis para planejar”, conta.

Uma reclamação que chegar com frequência no gabinete dele é a falta de professor auxiliares. Esses profissionais atuam junto das crianças com TEA, mas são contratados após o início do ano letivo. Para o vereador, o censo permitirá um planejamento melhor da prefeitura para oferecer os auxiliares desde o primeiro dia de aula.

Na última vez que fiscalizou o andamento das pesquisas, Brandel descobriu que as escolas já estão aplicando. O próximo passo é garantir uma pesquisa completa da saúde.

Já a demanda de educação que mais tem dado trabalho ao vereador atualmente é a mudança do sistema de merenda escolar. Nas próximas semanas, o vereador tem agendas em diversas escolas da cidade para acompanhar o andamento do novo modelo.

Principais demandas da população

Brandel e o Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert. Na ocasião, o vereador sugeriu uma alteração no decreto de pedido de isenção do IPVA para pessoas com deficiência, visual, mental ou autistas. | Foto: Arquivo pessoal

Como presidente da Comissão de Educação, Brandel recebe diversas demandas relacionadas a área. O mesmo se repete na Comissão de Saúde, onde Brandel é secretário.

De acordo com o vereador, a população reclama principalmente de falta de médicos como neuropediatras para concluir os laudos de TEA e TDAH. “Desde o início a gente apoia o serviço publico, tanto para saúde quanto educação”, conta.

Para o vereador, médicos que atuam em áreas de vulnerabilidade social não podem ser contratados, mas sim concursados. “Porque esse médico vai trabalhar com as famílias ao longo do tempo, quando as famílias se sentem confortáveis com o médico e ele sai, o médico perde todo esse trabalho”, explica.

Embora seja um defensor do concurso, Brandel sabe que isso vai além do papel de um vereador. Segundo o vereador, ele pode cobrar e incentivar a prefeitura, mas não consegue obrigar que um concurso seja efetuado. Entretanto, a prefeitura teria firmado um compromisso com o vereador de realizar o concurso, mas ainda sem prazo.

Além disso, a falta de medicamentos, filas na odontologia e cirurgias são demandas que chegam no gabinete constantemente. Para além da saúde e educação, Brandel recebe muitas demandas de infraestrutura, como pavimentação e limpeza de bocas de lobo.

Limpeza de terrenos baldios

Para Brandel, um dos maiores destaques do gabinete é o projeto que dá autonomia à prefeitura para limpar terrenos baldios abandonados pelos donos. Atualmente, quando algum vizinho desses terrenos faz uma denúncia, o proprietário do espaço recebe apenas uma notificação.

A ideia do vereador é que a prefeitura faça a limpeza desses terrenos e depois cobre o dono pelo serviço. Desta forma, reduz a chance de propagação de transmissores de doenças como a dengue e mantém as ruas mais organizadas.

Outros projetos

Arquivo pessoal

Neste segundo semestre de 2023, Brandel afirma que tem se dedicado a estudar o novo binário da rua Florianópolis e Monsenhor Gercino. Ele planeja visitar todos os comércios das ruas para entender os possíveis impactos para os empreendedores e população que mora na região.

O vereador afirma entender os benefícios do binário, mas que o assunto deve ser tratado com todos e considerar as diferentes perspectivas de quem circula pela região. “Eu tenho minha opinião, mas meu voto tem que ser baseado no que aquela população quer”, afirma.

Brandel protocolou 33 projetos de lei ordinária desde 2021, 15 deles são de autoria própria.


Assista agora mesmo!

PIZZA FIT DE FRIGIDEIRA: GOSTOSA E RÁPIDA:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo