Conheça Beatriz Trancoso, nadadora de Joinville que venceu mais de 40 provas em 2022
Em seu primeiro ano, a jovem de 13 anos ganhou até mesmo de adultos
Em seu primeiro ano, a jovem de 13 anos ganhou até mesmo de adultos
Beatriz Trancoso, de 13 anos, venceu 41 provas de maratona aquática em 2022. Em seu primeiro ano, a jovem nadadora de Joinville disputou e venceu até mesmo contra adultos.
Para ela, o título mais importante até o momento foi o do Super Ranking da 9ª Copa do Brasil 2022 de natação em águas abertas.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. A última etapa do circuito foi realizada na base naval de Aratu, na praia de Inema, em Salvador (BA). Beatriz conta que este foi o local mais bonito em que disputou provas.
A jovem também conta que gosta mais de nadar no mar. Apesar disso, o pai dela, Diogo, acha o mar mais “perigoso”, por conta da correnteza e ondas. “É o mais normal de acontecer, a corrente”, fala Beatriz.
Entre as maiores inspirações de Beatriz estão os medalhistas olímpicos César Cielo e Ana Marcela Cunha. E para este ano, Beatriz entrou para a equipe de Cielo, o Instituto Novos Cielos.
A equipe está localizada em Itajaí. Para Beatriz, um diferencial da equipe foi a possibilidade de treinar em águas abertas.
Além da nova equipe, ela disputará a Copa do Brasil de Águas Abertas. Serão menos etapas no circuito, porém com provas mais longas.
A jovem já começou 2023 com bons desempenhos. Ela conquistou o vice-campeonato das provas de 5 e 2,5 quilômetros (km) da Copa do Brasil de Águas Abertas. A etapa foi disputada na praia de Cabeçudas, em Itajaí.
Continua após o anúncio
O próximo desafio de Beatriz, válido pelo campeonato nacional, será no fim de semana dos dias 10 e 11 de março, em Porto Alegre (RS). Beatriz disputará as provas de 10 km e 5 km.
A jovem define a rotina como “puxada”, porém ela fala que já se acostumou. Durante a semana, ela realiza treinos na água e treinos funcionais. Beatriz concilia o dia a dia de treinos com a escola.
Ela disputa provas no mar ou em rio. Porém, durante 2022, treinou apenas em piscina. “O campeonato serve para treinar também”, comenta.
Para a sua primeira prova, Beatriz foi inscrita um dia antes da disputa. Logo em sua primeira experiência, a joinvilense conquistou o título.
O pai conta que a filha faz natação em piscina desde os 3 anos. Então, foi para a prova no mar só para conhecer como era. “Sempre pensei que ia ficar em piscina”, fala Beatriz.
A jovem treina em equipe há dois anos. Quem identificou o talento e fez o convite foi o treinador Murilo Tavares.
Além de Beatriz, há outro jovem nadador na família. Henrique Trancoso, de 6 anos, também começou a competir em maratonas aquáticas em 2022. O pequeno já acumula 16 conquistas.
Henrique, apesar de também disputar as provas em águas abertas, conta que gosta mais da piscina porque não tem onda forte para atrapalhar. O pai, Diogo, fica feliz pelos filhos, pois, “eles fazem o que amam”.
PREPARE-SE PARA UMA VIAGEM NO TEMPO!
No dia 9 de março você vai conhecer a história por trás de casarões históricos de Joinville, em conteúdo inédito e exclusivo. Assista à prévia!