+

Conheça cinco grupos com temáticas diferentes que participaram da Stammtisch, em Joinville

Mais de 150 barracas agitaram o evento que segue até as 17h

Conheça cinco grupos com temáticas diferentes que participaram da Stammtisch, em Joinville

Mais de 150 barracas agitaram o evento que segue até as 17h

Yasmim Eble

Joinville recebe neste sábado, 22, a 12ª Stammtisch na Via Gastronômica. O evento, que não acontecia desde 2019, segue até às 17h. São mais de 150 barracas com suas temáticas, bebidas e comidas. 

A expectativa do evento é que até 30 mil pessoas passem pelo mais famoso encontro de amigos de Joinville durante o dia. “É uma emoção estar fazendo essa edição depois de dois anos sem o evento. O Stammtisch é isso, um momento para fortalecer a cultura alemã e o vínculo com os joinvilenses. É um dia de alegria”, relata o coordenador da Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento da CDL Joinville, Tomé de Souza. 

O local conta com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Municipal de Joinville. O Corpo de Bombeiros e uma UTI móvel também estão presentes para a segurança dos participantes do evento. 

As barracas

Neste ano, cerca de 153 barracas estão espalhadas pela Via Gastronômica, localizada na Visconde de Taunay, no Centro. Com histórias e motivações diferentes, os joinvilenses foram criativos com as barracas e suas customizações. 

Turma do Fritz

Com mais de 25 participantes, a Turma do Fritz é figurinha garantida no Stammtisch de Joinville. O grupo participa desde a primeira edição, em 2010, e coleciona amizades duradouras por conta do evento. 

Yasmim Eble/O Município Joinville

“É sempre uma alegria estar aqui com os amigos e reencontrar pessoas. Essa é a essência do Stammtisch. É um dia muito feliz”, relata Bruno Vinicius da Costa Fritzke, de 33 anos, organizador da barraca. 

O tema da barraca é o Jacaré Fritz, o animal mascote de Joinville. “Utilizamos ele para representar nossa amizade e tradição da festa”, completa. Nesta edição, a Turma do Fritz está servindo pizza para quem passar pelo evento.

Fledermause

Outro grupo com tema diferente é a turma Fledermause, que tem como mascote um morcego. O grupo de amigos se conhece há anos e participa da Stammtisch desde os primeiros anos. 

Yasmim Eble/O Município Joinville

O organizador da barraca, Gilmar Krieger, de 64 anos, relata que não falta energia para comemorar um evento tão importante para a cidade. “É um momento de socializar, de reencontrar amigos. É muito bacana”, acrescenta. 

A barraca, com cerca de 15 pessoas, tem dois chefes de cozinha no comando das comidas. Com entradas sendo servidas durante a manhã e o churrasco para o almoço. “Nosso grupo é muito unido e estar aqui é como relembrar os velhos tempos”, finaliza.

Confraria Império

Com o slogan “Veganos não praticantes”, o grupo Confraria Império chama a atenção por onde passa. Com mais de 40 pessoas, a barraca está participando da Stammtisch pela primeira vez. 

Yasmim Eble/O Município Joinville

“Formamos um grupo de churrasqueiros profissionais aqui de Joinville e nos reunimos uma vez por mês. Decidimos que neste ano participaremos do evento com uma barraca própria”, relata o organizador da barraca Rodrigo Medeiros, de 40 anos.

No local, uma variedade de carnes e até mesmo pimentões, para aqueles realmente adeptos ao veganismo, estão sendo servidos durante todo o dia. Para Rodrigo, organizar uma barraca por conta própria é um desafio, no entanto, o grupo já pensa em 2023. 

“No próximo ano seremos a barraca mais comentada do Stammtisch, já estamos organizando as coisas e muito animados com tudo”, promete Rodrigo.

La casa da bebida

Na sua terceira edição, o grupo La Casa da Bebida participa neste ano com cerca de 25 pessoas. O lema da turma é “Cerveja mais gelada da cidade”, o que alegra as pessoas que passam pelo evento.

Yasmim Eble/O Município Joinville

Anderson Bach e Cristiano Gengnagel são os organizadores da barraca e contam que a preparação é cansativa, mas o resultado é gratificante. “É difícil agradar a todos e pensar em todos os tipos de gostos. Mas quando chega hoje e a gente vê dando tudo certo é incrível”, relata Anderson. 

O grupo participa desde 2018 da Stammtisch, porém, por conta dos dois anos sem a realização do evento, esta edição tem uma energia diferente. “É incrível estar aqui de novo, comemorando com os amigos depois de dois anos. O pessoal estava com saudade dessa energia e com vontade deste reencontro”, finaliza.

Amigos das Antigas

Um grupo que passou por gerações. Esse é o caso do “Amigos das Antigas”, um tradicional grupo da Stammtisch de Joinville que agora é comandado pelos filhos da primeira geração. 

Yasmim Eble/O Município Joinville

Otavio Herico é o novo organizador da barraca. Segundo o joinvilense, ele viu seu pai organizar durante anos e fica feliz de estar mantendo viva a tradição. “O grupo era com meu pai e os amigos dele. Com o passar do tempo, eles decidiram dar o posto para a gente. Hoje somos a nova geração dos amigos das antigas”, conta. 

Por ter visto o pai organizar diversas vezes o evento, Otávio relata que a organização, mesmo que pela primeira vez no Stammtisch, foi tranquila. “Estamos aqui para nos divertir e reunir a galera. É muito legal estar aqui”, conta.

– Assista agora:
Novos cabelos, aréolas e sobrancelhas: projetos elevam autoestima de vítimas do câncer de mama em Joinville

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo