Conheça joinvilense que está entre os melhores do mundo no xadrez online
Willian Hille tem apenas 21 anos e já está no ranking mundial
Com apenas 21 anos, Willian Henrique Hille está entre os melhores do mundo no xadrez online. Natural de Joinville, ele chegou em fevereiro deste ano ao sétimo lugar mundial na modalidade Bullet, em que o jogador precisa finalizar a partida em um minuto. Foi a primeira vez que um brasileiro conseguiu chegar ao top dez da categoria Chess.com, principal site de xadrez online do mundo.
Para poder chegar em um patamar tão alto assim, Hille precisou primeiro a aprender a gostar do xadrez. Ele conta que achava chato quando criança, mas que aos 12 anos, por influência da família, começou a aprender os movimentos.
E não demorou muito para que o talento aparecesse. Após três meses de treinamento com um professor particular, foi para a primeira competição estadual Sub-12. E, mesmo sem nenhuma experiência em torneios, diferente dos adversários, ficou com o vice-campeonato.
“Ninguém tava esperando que eu chegasse tão longe logo no primeiro campeonato. E isso criou uma grande expectativa nos meus pais e eles começaram a me incentivar, por ver que eu tinha uma inclinação para o jogo”, relembra.
Desta forma, o joinvilense começou a ter uma mentalidade mais competitiva e se lançou em torneios. E, diferente de alguns outros esportes, começou a disputar torneios em categorias mais avançadas.
Neste cenário, em 2014, quando tinha 13 anos, Hille disputou o Festival Catarinense da Juventude (Fecaj) na categoria Sub-16 e conquistou o primeiro título da carreira.
“Eu joguei em uma categoria acima da minha, com jogadores mais velhos, e venci as seis partidas. Eu não estava com essa expectativa e foi algo que me motivou ainda mais para continuar treinando”, explica.
Após a primeira conquista, participou de mais competições e chegou a representar Joinville nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, com cerca de três a quatro títulos na competição.
Ele também disputou, em 2015, o Campeonato Brasileiro de xadrez na categoria Sub-14, onde conquistou o vice-campeonato.
Xadrez online
Em paralelo às competições presenciais, Willian também passou a jogar o xadrez online. Ele conta que começou a disputar diversas partidas com jogadores de todo o mundo.
Com disputas diárias e experiências adquiridas, o joinvilense foi subindo de nível e teve uma importante conquista concedida pela Federação Internacional de Xadrez (Fide), em 2015, quando conquistou o título de Arena Grand Master, que em português quer dizer Grande Mestre da Arena. “Com isso eu fiquei muito mais motivado para continuar treinando e jogar com jogadores mais fortes”, diz o joinvilense.
Com foco cada vez mais para o xadrez online, se debruçou sobre o jogo e disputou cada vez mais partidas, realizou análises de erros e acertos, além também de ler livros sobre xadrez para poder evoluir. E conseguiu.
Após anos de estudo e preparação, chegou em 2022 ao primeiro lugar do ranking brasileiro na categoria Bullet no Chess.com.
E em fevereiro deste ano conseguiu a principal conquista de um brasileiro na plataforma, que foi chegar na sétima colocação Mundial do ritmo Bullet, entre 500 mil jogadores.
Para o jogador, foi uma sensação de extrema satisfação pessoal por jogar e figurar no mesmo espaço de seletos nomes de grandes mestres do xadrez mundial.
“Ainda mais pelo fato de muitos dos nomes que ali estão foram parte das minhas inspirações quando eu estava começando a jogar, acompanhava-os em transmissões e por revistas/livros de xadrez”, finaliza.
Mesmo com a conquista, Willian diz que não quer parar por aí e já planeja disputar outras competições ao longo do ano para se manter entre as primeiras dez colocações do ranking.
Assista agora mesmo!
Explore a riqueza da história de Joinville com o Casarão Neitzel: