Conheça joinvilense que faz sucesso nas redes com vídeos sobre corrida

Luiz já tem mais de 170 mil seguidores no Instagram

Conheça joinvilense que faz sucesso nas redes com vídeos sobre corrida

Luiz já tem mais de 170 mil seguidores no Instagram

Fred Romano

Luiz Fernando de Freitas, ou o @joinvilense, é um corredor que já soma mais de 170 mil seguidores no Instagram. O que começou como atividade de lazer em 2019, hoje é exposto para milhares de pessoas pelo Brasil.

A relação de Luiz com esportes nem sempre foi das melhores, ele relembra que no tempo da escola era sempre “o último escolhido”. Em 2019, decidiu correr para quebrar esse estigma que carregava consigo.

No começo, correndo sozinho e sem orientação, lembra que era corrida dia sim e dia não. Pouco tempo depois, integrou um grupo de corrida do Sesc de Joinville, mas dois meses depois saiu para treinar com uma assessoria especializada em corrida.

No período da pandemia, quando não podia sair para treinar, decidiu estudar corrida por conta própria. “Sou meio autodidata, fui atrás para criar eu mesmo os meus objetivos”, comenta. Ele está há dois anos treinando por conta própria. O joinvilense trabalha como representante comercial, o que auxilia a conciliar a rotina profissional com a corrida.

Luiz ressalta a importância de entender o próprio corpo e o conhecimento que foi adquirindo ao longo dos seus anos de treinamento. Ele via que pessoas passavam pelas mesmas situações que ele passou no início, como lesões, por isso, decidiu começar a fazer os vídeos. “Corrida é sobre paciência, demora para o corpo se adaptar às demandas da corrida”, fala Luiz.

O joinvilense considera que seu vídeo de maior sucesso e que auxiliou no crescimento de seu perfil foi o vídeo em que mostra uma trilha do Mirante de Joinville para o bairro Boa Vista em 800 metros. Segundo ele, existem muitas trilhas no próprio mirante que alguns corredores não conhecem, mas mantidas pelos moradores, por auxiliar na locomoção diária.

Atualmente, Luiz tem preferência pela corrida em trilha. “O contato com a natureza é diferente”, comenta. Além disso, ele avalia que pela irregularidade do solo em trilhas, mais partes do corpo acabam sendo fortalecidas.

Para o corredor, o principal defeito da cidade é a falta de uma boa pista de atletismo. Ele avalia que as pistas da cidade não têm as melhores condições para os treinamentos. Entre os benefícios da corrida, Luiz cita o melhor cuidado com a própria saúde e também as amizades feitas.

Competições

A primeira competição que Luiz participou foi em 2019. Com apenas três meses de treinos, decidiu correr o Desafio do Mirante. Só em seu primeiro ano, o joinvilense fez 22 corridas.

Ele conta que atualmente tem treinado mais e participado de menos provas. Luiz entende que se o volume de provas for muito alto, sobra pouco tempo para os treinamentos.

Atualmente, o joinvilense está treinando e se preparando para a Jaraguá SkyMarathon, que acontece em abril. Durante este período, Luiz comenta que utilizou a 29ª Meia Maratona de Joinville como treinamento para a competição de abril.

Outra estratégia em sua preparação é a redução do tempo de descanso durante os treinamentos. Quanto mais a competição se aproxima, menos tempo de descanso ele realiza durante seus treinos.

Dicas para os iniciantes

Para pessoas que querem começar na corrida, Luiz indica que não corram diariamente. Além disso, ele ressalta a importância de alternar os exercícios e focar em fortalecimento.

Apaixonado por trilhas, o joinvilense enfatiza que é importante procurar lugares agradáveis para treinar. Os preferidos de Luiz são o Morro do Finder e o Mirante de Joinville. Ele conta que os locais têm muito mais trilhas do que as pessoas imaginam e é importante explorar as opções.

Outra questão levantada pelo corredor é a importância de não se comparar a outros corredores e entender que todas as pessoas têm seus próprios limites.

Com relação aos equipamentos, um par de tênis confortável é o mais importante. Além disso, Luiz também indica o uso de relógios e aplicativos que auxiliem a temporizar e monitorar o treinamento. O aplicativo utilizado por Luiz é o Strava.

Mãe corredora

Na família de Luiz, ele não é o único que corre. A mãe dele, Loni Mariza, de 65 anos, também disputa provas. O filho brinca que a mãe já tem mais troféus que ele, mesmo tendo começado depois nas competições.

Luiz conta que a mãe sempre gostou de caminhar. Um dia, ele sugeriu que a mãe participasse de uma corrida para ver como era. Logo em sua estreia em competições, Loni conquistou o primeiro lugar em sua categoria.


Assista agora mesmo!

Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo