X
X

Buscar

Conheça modelo de Joinville que alcançou carreira internacional em um ano de trabalhos

Yanca Mendes já trabalhou com a Vogue Korea, Diesel e outras grifes

A modelo Yanca Mendes, 24 anos, cresce cada vez mais no mundo na moda internacional. A jovem promessa das passarelas e editorias de moda, nasceu em São João do Meriti (RJ), se mudou para São Francisco do Sul em 2014 e se instalou em Joinville com a família em 2017.

Atualmente, Yanca está na Alemanha e se divide entre Berlim, Frankfurt e Bremer. Mas até alcançar a carreira internacional, Yanca conta que passou dois anos em preparação com a agência que a descobriu. O ano de 2023 foi escolhido para o início da carreira da modelo.

Yanca abriu um desfile na Paris Fashion Week | Foto: Vogue/Reprodução

“Não imaginava que em um ano eu teria as oportunidades que tive, conhecer as pessoas que eu conheci e trabalhar com as marcas que trabalhei, almejando muito, mas, eu quero mais”, conta Yanca.

Só neste ano, Yanca passou uma temporada em Londres, na Inglaterra; Paris, na França, e na Coreia do Sul. Ela trabalha com as agências: Ford N.Y, Storm Londres, Fabbrica Milão, Select Paris, Uno Barcelona/Madrid, Mirrs Berlin / Hamburgo.

Trajetória da modelo

Arquivo pessoal/Reprodução

Natural do estado do Rio de Janeiro, Yanca é uma mulher transsexual, que teve o primeiro contato com a ideia de virar modelo quando foi abordada na rua. Ela chegou a entrar em uma agência, mas logo precisou se mudar com a mãe e o irmão para São Francisco do Sul.

Devido ao tamanho da cidade e a falta de oportunidades na área, o sonho ficou adormecido. Quando chegou em Joinville, decidiu tentar novamente com duas agências.

“Uma faliu e a outra paguei um book e não tive retorno, aí fui chamada no Instagram para uma seletiva que ia ter em Jaraguá do Sul”, diz Yanca. No evento ela desfilou e atraiu a atenção de cinco agências brasileiras. Ela escolheu uma e começou a preparação para em 2023 ir para Londres.

Vogue Coreia do Sul

Embora ame Londres, Yanca teve a oportunidade de passar dois meses na Coreia do Sul. “Na Coreia a maioria dos clientes não fala inglês, a gente sempre tem um tradutor e um motorista para levar a gente para os trabalhos”, explica a modelo.

Yanca em Seoul | Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Na Europa, a história é diferente. “No começo, quando eu fui para Londres, eu nem falava muto bem inglês, então foi tudo muto doido, aeroporto, metrô”, diz Yanca. Entre as marcas que ela teve a oportunidade de trabalhar, se destacam Diesel, KNWLS, Ottolinger, New Balance, Hera, Zalando e Vogue Korea.

“Eu gostei bastante de trabalhar com a Diesel, mas o mais especial foi trabalhar na Vogue Coreia, foi uma conquista”, conta.

An SAng MI/Vogue Korea

Ser modelo

Hannah Cosgrove/Divulgação

Para Yanca, a melhor parte de ser modelo é poder se ver de diversos jeitos, cabelos. “São diversas variações de mim mesma, dependendo do trabalho, você tem até personalidades diferentes”, explica a modelo.

Embora ame a adrenalina dos desfiles, Yanca considera os castings muito cansativos. “Eu gosto muito de campanha, de fotografar”, relata.

Neste Natal, Yanca retorna para Joinville e deve encontrar a mãe. “Quero ver minha mãe e que saudade de um sol”, finaliza.

Veja mais imagens da modelo:

Verity Smiley-Jones/Divulgação
Lucas Suchorab/Divulgação
Arquivo pessoal/Reprodução

Assista agora mesmo!

Fotos até em velório? No Bar da Zenaide, fotógrafo conta histórias inusitadas de trabalhos já feitos: