X
X

Buscar

Conheça os autores da programação infantojuvenil da 21ª Feira do Livro de Joinville

Programação infantojuvenil conta com a curadoria do escritor e professor mineiro Léo Cunha

Na 21ª Feira do Livro de Joinville, o público infantojuvenil terá uma programação qualificada com a curadoria do escritor e professor mineiro Léo Cunha, responsável por selecionar os autores que participarão das palestras e sessões de autógrafos com crianças e adolescentes.

Léo, que tem mais de 60 livros infantojuvenis publicados e foi agraciado com prêmios importantes como o Jabuti, o João-de-Barro e o Prêmio Biblioteca Nacional, é profundo conhecedor da Feira do Livro de Joinville, da qual participa há mais de uma década.

“Os convidados têm não só obras relevantes para o público infantojuvenil, mas também facilidade no contato com o público, sabem envolver a plateia. As feiras do livro promovem essa oportunidade, e a de Joinville sempre valorizou muito esse encontro da criança com o autor”, afirma o curador da programação infantil.

A Feira do Livro de Joinville ocorrerá entre 29 de maio e 8 de junho, no Expocentro Edmundo Doubrawa.

Confira os autores da programação infantojuvenil da Feira do Livro de Joinville

Léo Cunha – Curador da programação infantil, é escritor, professor, tradutor e jornalista. Já em sua estreia como autor de literatura infantil, em 1994, foi premiado como autor revelação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), com “O Sabiá e a Girafa”. Atualmente, tem mais de 70 livros publicados, entre prosa (conto, novela e crônica) e poesia. Para a infância, escreveu, entre outros: “Um dia, um rio”, “É mentira da barata?” e ”Poemas para ler num pulo”. Para adolescentes e jovens, “Ninguém me entende nessa casa”, “Manual de desculpas esfarrapadas” e “As pilhas fracas do tempo”, entre outras obras.

Alessandra Roscoe – Jornalista e escritora, ela tem mais de 14 livros infantojuvenis publicados. Foi finalista do Prêmio Jabuti em 2013 e recebeu, em 2024, o Prêmio FNLIJ de melhor livro para criança por “Quando as coisas desacontecem”, em parceria com Odilon Morais. Alguns de seus livros foram indicados para catálogos internacionais de literatura infantil e juvenil, como “A fada emburrada” e “O jacaré Bilé”.

Alexandre Rampazzo – É autor de livros ilustrados e já recebeu os principais prêmios para literatura infantojuvenil no Brasil, como o Prêmio FNLIJ, Prêmio Jabuti, Prêmio Biblioteca Nacional, Prêmio APCA e Troféu Monteiro Lobato. No exterior, foi premiado com o “IBBY Honour List 2022” (Suíça) e o Prêmio Fundación Cuatrogatos (USA), além de ter obras selecionadas no Clube de Leitura ODS da ONU e do Plano Nacional de Leitura (Portugal). Entre suas obras estão “Um lugar para Coraline”, “Silêncio”, “Se eu abrir esta porta agora…” e “Aqui, bem perto”.

Everson Bertucci – Everson Bertucci é escritor, professor, jornalista e ator. É autor de “Mesma Nova História”, “A Senhora da Casa Azul”, “Eugênio” e “Gilbiscleuda”. Foi vencedor do Prêmio Sesc Criança (SC) 2023, do Prêmio Alfredo Fernandes de Manaus em 2021, além de ser finalista do Prêmio Jabuti 2022 e do Prêmio João-de-Barro 2022/2023.

Giba Pedroza – É escritor, contador de histórias e pesquisador de literatura infantil e tradição oral. Desde os anos 1980 realiza palestras, apresentações e oficinas para adultos, educadores e crianças, além de intervenções e projetos sociais para empresas e ONGs. Entre seus livros estão “Tia Cotinha”, “A lenda do Preguiçoso e outras histórias”, “Alecrim dourado e outros cheirinhos de amor”.

Guilherme Karsten – Autor e ilustrador premiado, já teve seus livros publicados em mais de 30 países. Entre eles estão “Carona”, “Quatro Ladrões” e “A Caçada”. Ao longo de sua carreira, recebeu importantes prêmios, como três Jabutis (Brasil), o BookTrust Storytime Prize (Reino Unido), a Placa de Ouro da Bienal de Ilustrações de Bratislava (Eslováquia) e o Golden Pinwheel Grand Award (China).

Marcelo Gallotti – É graduado em Jornalismo e Publicidade, pós-graduado em Marketing, com MBA em Publicidade e Comunicação Corporativa e mestrado em Marketing Digital e Big Data. Considera-se um amante das palavras, e recentemente, estreou como escritor para crianças com o o lançamento de “A girafa míope”, ganhador do prêmio da 3ª edição do Prêmio Literário Sesc Criança.

Paula Pimenta – Fenômeno editorial e um dos principais nomes da literatura juvenil brasileira, Paula Pimenta iniciou seu sucesso em 2008 com o romance adolescente “Fazendo meu filme”. Desde então, tem encantado leitores jovens por todo o país e no exterior, pois suas histórias já foram publicadas em Portugal, Espanha, Itália e toda a América Latina. Foi a autora que mais vendeu livros no Brasil em 2014, segundo o ranking da PublishNews. Atualmente são mais de 2 milhões de exemplares vendidos, e quatro de seus livros já foram adaptados para o cinema.

Tino Freitas – Escritor, músico, jornalista, especialista em Literatura Infantil, contador de histórias e mediador de leitura, Tino Freitas tem mais de 40 livros publicados. Suas obras caracterizam-se pelo humor, a crítica social e o experimento com o suporte (papel/folha/livro objeto) enquanto importante elemento condutor da narrativa. Alguns dos seus títulos receberam prêmios como o Jabuti e o Selo Altamente Recomendável para Crianças, da FNLIJ. Entre eles destacam-se “Os Invisíveis”, “Cadê o juízo do menino?”, “Leila” e “Antes de ir para a história”.

Warley Goulart – Warley Goulart é contador de histórias e artista visual do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. Há 27 anos costura tapetes e outros suportes de tecido a partir de literatura para infâncias e contos de tradição oral. Pioneiro no país na produção de cenários têxteis para narrativas orais, seu grupo desenvolveu uma linguagem de narração artística singular, tornando-se referência internacional como grupo de contadores de histórias e pesquisadores sobre as intersecções entre texto e têxtil.


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: