VÍDEO – Conheça Phobus, novo integrante do canil da Polícia Militar em Joinville
Cachorros da polícia realizam trabalho de busca de entorpecentes e busca de suspeitos em mata
O canil do Batalhão de Polícia Militar (PM) de Joinville tem um novo filhote que fará parte da equipe de cães nos próximos anos. Phobus, um pastor alemão, chegou ao canil há cerca de um mês.
Os oito cachorros da Polícia Militar realizam faro de entorpecentes em busca de drogas usando olfato em ocorrências, além de busca de suspeitos em mata. Esta última será a especialidade do novo integrante.
Segundo os responsáveis técnicos pelo canil, cabo Paulo Henrique e o soldado Quintanilha, são necessários aproximadamente dois anos de treinamentos para que os cães estejam prontos para trabalhar em ocorrências. Depois, trabalham de oito a dez anos.
Phobus, que tem dois meses, é filhote de um dos cães que já compõem o canil. O pai, Chico, atua há alguns anos em ocorrências da polícia. Os filhotes são treinados desde pequenos para atuar quando chegam na fase adulta.
Atividade é brincadeira para os cães
Para os cães, procurar entorpecentes e realizar buscas são tratadas como brincadeira. “Muitos pensam até que os cachorros são viciados em drogas e por isso acham com tanta facilidade, mas na verdade se trata de uma brincadeira para eles, o qual acham a droga e em seguida ganham a recompensa”, explica Quintanilha.
Os cachorros devem ficar 24 horas de prontidão para ocorrências. São treinados diariamente e sempre há responsáveis pelos cães ao longo de todo o dia. “Os cães possuem um trabalho muito importante e são capazes de achar entorpecentes que muitas vezes os policiais não conseguem achar, fuga em mata, a mesma coisa”, afirma o soldado.
No momento em que a reportagem de O Município Joinville estava no local, policiais militares saíram para ocorrência com um cachorro. Confira no vídeo:
Sobre o canil
O canil instalado em Joinville, inaugurado em agosto de 2016, é responsável por toda a região do Planalto Norte. Os cães são treinados no local pelos policiais que compõem a equipe do canil.
Os oficiais participam de um curso de treinamento de cães no Canil Central da Polícia, em São José. Após passarem no curso, já estão aptos a exercer o treinamento com os animais.
Confira imagens dos cães
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube