+

Conheça a plataforma “Threads”, lançada pelo Instagram e concorrente do Twitter

Aplicativo está conectado com o Instagram

Conheça a plataforma “Threads”, lançada pelo Instagram e concorrente do Twitter

Aplicativo está conectado com o Instagram

A Meta, empresa de Mark Zuckerberg, lançou na noite desta quarta-feira, 5, o Threads. aplicativo desenvolvido pela equipe do Instagram para o compartilhamento de texto. A nova plataforma oferece um espaço novo e separado do Instagram para atualizações em tempo real e conversas públicas, e é um concorrente do Twitter.

De acordo com a empresa, o objetivo do Threads é “reunir o que o Instagram faz de melhor e expandir para o texto, criando um espaço positivo e criativo para que as pessoas expressem as suas ideias”. Assim como no Instagram, no Threads, o usuário pode seguir e se conectar com amigos e criadores – inclusive aqueles que já segue no Instagram. Também é possível contar com as ferramentas de segurança e de controle do usuário.

Cadastro diretamente pelo Instagram

Para começar a utilizar, é possível usar a sua conta do Instagram para fazer login. O nome de usuário e verificação do Instagram serão mantidos – com a opção de personalizar o seu perfil especificamente para o Threads, se preferir.

Todos os menores de 16 anos (ou menores de 18 anos em alguns países) têm um perfil automaticamente privado quando entrarem no aplicativo. O usuário pode optar por seguir as mesmas contas que segue no Instagram e também encontrar outras pessoas que se interessem pelos mesmos assuntos que você. Os principais recursos de acessibilidade disponíveis no Instagram, como o leitor de tela e descrições de imagens geradas por inteligência artificial (IA), também estão disponíveis no Threads.

O feed no Threads inclui tópicos compartilhados pelas pessoas que você segue e conteúdos recomendados de novos criadores, que você ainda não conhece. Os posts podem ter até 500 caracteres e também será possível incluir links, fotos e vídeos de até 5 minutos. O usuário poderá facilmente compartilhar um post do Threads nos stories do Instagram. Também é possível compartilhar uma postagem, em forma de link, em qualquer outra plataforma que escolher.

Mais novidades

No Threads, de acordo com o Instagram, é possível controlar quem pode mencionar ou responder o usuário. Assim como no Instagram, é possível adicionar palavras ocultas para filtrar respostas que contenham termos específicos. O usuário também pode deixar de seguir, bloquear, restringir ou denunciar um perfil clicando no menu de três pontos, e todas as contas bloqueadas no Instagram serão automaticamente bloqueadas no Threads também.

“Como em todos os nossos produtos, levamos a segurança muito a sério e, por isso, aplicamos as mesmas Diretrizes da Comunidade do Instagram nos conteúdos e interações que acontecem no aplicativo. Desde 2016, investimos mais de 16 bilhões de dólares na criação de equipes e tecnologias necessárias para proteger os nossos usuários – e continuamos focados no avanço de nossos esforços e investimentos para proteger nossa comunidade”, destaca a empresa.

Compatível com outras redes

A Meta, planeja, em breve, tornar o Threads compatível com o ActivityPub, o protocolo aberto de rede social estabelecido pelo World Wide Web Consortium (W3C), órgão responsável pelos padrões abertos que alimentam a internet moderna.

“Isso tornará o Threads interoperável com outros aplicativos que também são integrados ao protocolo ActivityPub, como o Mastodon e o WordPress – permitindo novos tipos de conexões que simplesmente não são possíveis na maioria dos aplicativos sociais hoje. Outras plataformas, como o Tumblr, compartilharam planos de oferecer suporte ao protocolo ActivityPub no futuro”.

O plano da empresa é trabalhar com o ActivityPub para garantir que as pessoas tenham a opção de parar de usar o Threads e transferir o seu conteúdo para outro serviço. “Nossa visão é que as pessoas que usam aplicativos compatíveis poderão seguir e interagir com pessoas no Threads sem ter uma conta no aplicativo, e vice-versa, criando uma nova era de redes diversificadas e interconectadas”.

Assim, de acordo com a empresa, se você tiver um perfil público no Threads, as postagens poderão ser acessadas a partir de outros aplicativos, permitindo que você alcance novas pessoas sem esforço adicional. Se você tiver um perfil privado, poderá aprovar usuários que desejam te seguir e interagir com o seu conteúdo, de forma semelhante à sua experiência no Instagram.

O Threads é o primeiro aplicativo da Meta criado para ser compatível com um protocolo de rede social aberto. “Esperamos que, ao ingressar neste ecossistema de serviços interoperáveis, o Threads ajude as pessoas a encontrar a sua comunidade, independentemente do aplicativo que usarem”.

Futuro do Threads

O Threads está sendo lançado em mais de 100 países, disponível para iOS e Android, e as pessoas podem baixar o aplicativo na App Store da Apple e também na Play Store do Google.

A empresa promete que, em breve, vai adicionar uma série de novos recursos para ajudar o usuário a descobrir outras conversas e criadores de conteúdo que interessem, incluindo recomendações aprimoradas no feed e uma versão mais desenvolvida da função de busca, que vai facilitar o acompanhamento de temas e trends em tempo real.


Assista agora mesmo!

Descubra os 4 povos que já habitavam a região de Joinville há 10 mil anos:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo