Conheça produtor responsável por plantação de teste do maracujá roxo em Araquari

Capital Catarinense do Maracujá, Araquari completa 148 anos nesta sexta-feira

Conheça produtor responsável por plantação de teste do maracujá roxo em Araquari

Capital Catarinense do Maracujá, Araquari completa 148 anos nesta sexta-feira

Fred Romano

Araquari completa 148 anos nesta sexta-feira, 5. Conhecida como Capital Catarinense do Maracujá, a cidade atualmente faz um teste na plantação da tradicional fruta. No meio da plantação de maracujá catarina do produtor Julio Fialkoski estão alguns pés de maracujá-roxo.

Há quatro anos o produtor plantou 4,5 mil pés, e percebeu que entre as vantagens estava o menor uso de defensivos, uma vez que a planta se mostrou resistente a doenças. “Apareceram dois pés de maracujá-roxo no meio da roça e vi que eles eram mais resistentes à doença do que o maracujá catarina”, relembra Julio.

Desde novembro de 2023, a área de teste na propriedade de Julio está sendo monitorada pela equipe técnica da Prefeitura de Araquari, em parceria com engenheiros agrônomos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), de Urussanga. A promessa é de um fruto com mais suco e com boa produtividade.

Foto: Prefeitura de Araquari/Divulgação

Ex-vice-prefeito de Joinville, engenheiro e por diversas vezes membro ativo de conselhos de engenharia, foi com a chegada da pandemia que Julio decidiu se dedicar 100% à plantação. “Com a pandemia, afastei-me da cidade, passei a viver aqui, o que é uma vida mais tranquila, longe de doenças”, comenta o produtor. Atualmente com 71 anos, a plantação de maracujá é o que ocupa os seus 365 dias do ano dele.

A propriedade em Araquari já faz parte da vida de Julio há 38 anos. Porém, a plantação de maracujá começou há cerca de dez anos. “Precisava de algum produto para pagar as contas, precisava de alguma coisa que durasse mais tempo e tivesse um rendimento maior”, conta Julio.

Inicialmente, foram mil pés de maracujá plantados, que se transformaram em 9 mil em 2024, o que faz dele o maior produtor da cidade. E, mesmo com três meses para o fim da safra de maracujá, o produtor planeja aumentar o número de pés plantados para 14 mil no próximo ano.

Julio conta que as árvores começam a dar os primeiros frutos entre o final de dezembro e início de janeiro. Até a última semana de março, a safra já havia rendido 28 toneladas do fruto. A expectativa dele é colher entre 90 e 120 toneladas.

“Araquari é uma terra abençoada para esse tipo de produção, o clima favorece a produção de maracujá”, comenta o produtor. Julio explica que cada pé pode gerar em média 15 quilos de maracujá, em condições favoráveis.

Atualmente, os frutos são comercializados entre Curitiba (PR) e Florianópolis, além de boxes na Ceasa de Joinville, São José e Itajaí. Além disso, Julio conta que tem uma parceria com a Bebidas Joinville, que produz o tradicional Maracujá Joinville. Todos os maracujás são aproveitados, até mesmo os que não são selecionados para a venda da fruta. “Aqueles que não estão bonitos, a gente vende para fazer polpa”, afirma Julio.

Capital Catarinense do Maracujá

Atualmente, Araquari possui 25 produtores que juntos devem colher cerca de 550 toneladas de maracujá na safra de 2024. A prefeitura subsidia 100% da compra das mudas e presta assessoria técnica aos produtores.

Cabe ao produtor arcar com as demais despesas do manejo, como aplicação de insumos e adubo. Para 2024, haverá mudanças. Antes, a compra das mudas do maracujá era feita por carta-convite, e agora o processo será por licitação.

As mudas plantadas em 2023 vieram de Urussanga, no Sul do estado. Para receber as mudas, é necessário morar em Araquari ou ter propriedade na cidade, além de possuir cadastro como produtor rural e realizar a análise de solo uma vez por ano.

Os interessados em fornecer as mudas devem estar com os viveiros em dia e possuir cadastro no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O menor preço ganhará a licitação.


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo