Conheça projeto de Joinville que pretende realizar o diagnóstico de câncer em até sete dias

Um dos diferenciais é o desenvolvimento e implantação de uma plataforma de rastreamento ativo integrada na rede pública de saúde

Conheça projeto de Joinville que pretende realizar o diagnóstico de câncer em até sete dias

Um dos diferenciais é o desenvolvimento e implantação de uma plataforma de rastreamento ativo integrada na rede pública de saúde

Redação O Município Joinville

O Instituto Dahmer Rocha (IDR), sediado em Joinville, pretende oferecer um diagnóstico definitivo de câncer em até sete dias após a primeira suspeita aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com base em protocolos clínicos otimizados, tecnologia avançada em imagem médica e integração com ferramentas de inteligência artificial.

De acordo com a lei, todo paciente com suspeita de câncer tem direito à realização do exame diagnóstico em até 30 dias.

“Nós temos convicção de que é possível entregar muito mais, em menos tempo, com segurança, rastreabilidade, empatia e atendimento humanizado para qualquer paciente, seja ele da rede privada ou pública”, afirma o idealizador do projeto, Dr. Rafael Dahmer Rocha.

Diferente de outros centros, o IDR propõe uma jornada completamente ambulatorial. Isso significa menos custos ao sistema, redução do risco de infecções e agilidade mesmo em contextos críticos, como pandemias ou escassez de leitos. Exames como biópsias e diversos outros procedimentos minimamente invasivos já estão sendo realizados com alta resolutividade e conforto para o paciente.

Busca ativa com uso de inteligência artificial

Um dos diferenciais do projeto é o desenvolvimento e implantação de uma plataforma de rastreamento ativo integrada na rede pública de saúde. Por meio de algoritmos e palavras-chave, será possível identificar precocemente pacientes com suspeita de câncer.

A partir desse alerta, os pacientes são encaminhados a uma linha de cuidado integrada e acelerada: consulta médica, exames de imagem, biópsia e entrega dos laudos, todos realizados idealmente em até sete dias. O objetivo é que, ao final desse curto período, o paciente já esteja apto para iniciar o tratamento.

Parceria que garante acesso gratuito a pacientes

O Instituto Dahmer Rocha já conta com parceria estabelecida com o Cisnordeste/SC, consórcio interfederativo que reúne as secretarias de saúde do Norte e Nordeste catarinense, beneficiando mais de 1 milhão de usuários do SUS.

Por meio dessa cooperação, pacientes com suspeita de câncer são encaminhados pela rede pública ao IDR, sem custas ao paciente, onde têm acesso ágil a exames necessários para confirmação diagnóstica e encaminhamento imediato para tratamento.

Próximos passos

Apesar dos avanços e parcerias já conquistadas, o Instituto Dahmer Rocha ainda aguarda a aprovação de recursos fundamentais para sua consolidação. O projeto foi submetido à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em novembro de 2024 e, até o momento, segue sem resposta definitiva. Tudo que foi realizado até agora contou exclusivamente com recursos próprios e apoio de doadores.

A expectativa é que, com o reconhecimento oficial do impacto social, científico e organizacional do IDR, o projeto receba o apoio necessário dos governos federal e estadual para se consolidar como modelo nacional de acesso ágil, eficiente e humanizado ao diagnóstico do câncer.


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo