X
X

Buscar

Conheça trajetória pessoal, profissional e política dos candidatos a deputado estadual de Joinville

Dos 56 candidatos de Joinville que concorrem ao cargo, 43 enviaram suas respostas


Os candidatos ao cargo de deputado estadual de Joinville enviaram à reportagem de O Município Joinville informações sobre o histórico de vida pessoal, profissional e político. Dos 56 candidatos de Joinville que concorrem ao cargo, 43 enviaram suas respostas.

Os candidatos Adriana Haskel (Avante), Carla Roberta (Avante), Dai Freitas (Avante), Edson Mateus (Avante), Eneida Pereira (PP), Grazi Silva (Rede), João Rinaldi (PSB), Nera (PDT), Sagui Jornaleiro (Rede), Sandra Guerreira (PDT), Sargento Nobre (Patriota) e Wilsimar Rocha (Solidariedade) foram procurados, mas não responderam.

Confira os currículos:

Adilson Girardi (MDB)

Adilson Girardi, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Joinville e tem 57 anos de idade. Casado há 32 anos com Rubia Girardi, tem dois filhos, Nelyana e Renan.

O candidato estudou Jornalismo na instituição Bom Jesus/Ielusc, tem pós-graduação em Gestão Pública e pós-graduação em Tecnologias e Informações para Serviço Público. Ele também tem formação em Teologia pela Epos, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Joinville.

Histórico político

Girardi foi suplente de vereador uma vez, em 2008, e vereador em dois mandatos, em 2016 e 2020.

Anelisio da Assessoritec (PP)

Anelisio Machado, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Vidal Ramos e tem 57 anos de idade. É divorciado, tem um filho e um neto.

O candidato é formado em Mecânica e Pedagogia, com pós-graduação em Gestão de Pessoas. Foi professor durante 20 anos. Fundou a instituição Assessoritec, que ajuda na carreira profissional de crianças e adolescentes. É diretor e apresentador da TVBE Joinville.

Histórico político

Anelisio foi candidato a deputado estadual, em 2018, e candidato a prefeito de Joinville, em 2020.

Ari Espíndula (PRTB)

Ariosvaldo Espindula, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Imaruí e tem 53 anos de idade. É casado há 27 anos e pai de três filhos.

O candidato é engenheiro de segurança, administrador de empresas, professor e sócio administrador de uma empresa de consultoria empresarial. Atualmente, é graduando em Políticas Públicas.

Histórico político

É presidente municipal do PRTB, em Joinville.

Bete Werner Quandt (PSD)

Bete Werner Quandt (PSD), candidata ao cargo de deputada estadual, é natural de Gaspar e tem 55 anos de idade. Bete mora em Joinville há 38 anos, é casada, tem uma filha e dois netos.

É formada em Gestão Pública pela Uninter, em 2012. É membro da equipe de tiro ao alvo da Sociedade Esportiva e Recreativa Alvorada e tesoureira da Associação de Moradores e Amigos do bairro Iririú. A candidata já trabalhou como comerciante.

Histórico político

Bete foi candidata a vereadora de Joinville nas eleições de 2020. Atuou como assessora parlamentar durante 12 anos.

Carla Baumer (PSC)

Carla Baumer, candidata ao cargo de deputada estadual, é natural de Joinville e tem 48 anos de idade. A candidata é casada há 26 anos e mãe de três filhas.

Trabalhou alguns anos como artesã até se formar em metalúrgica na Escola Técnica Tupy. Aos 20 fez Contabilidade e passou a trabalhar na área administrativa. Atualmente a candidata comanda o projeto “Doações Mão Amiga Joinville”.

Histórico político

Baumer foi candidata a vereadora por Joinville em 2020.

Carolline Sardá (Psol)

Carolline Sardá, candidata ao cargo de deputada estadual, é natural de Canoinhas e tem 25 anos. Mora em Joinville há seis anos.

A candidata é formada em Publicidade e Propaganda pela Univali. Já trabalhou como auxiliar de coordenação, assistente de marketing e coordenadora de marketing. Atualmente, trabalha como social media e como criadora de conteúdo para as redes sociais.

Histórico político

Sardá nunca ocupou cargo político.

Ciro Girardi (Psol)

Alcir José Girardi, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Joinville e tem 48 anos. É casado e pai de três filhas.

O candidato é formado em Administração e Empreendedorismo pela Sociesc. Trabalha no ramo de oficina e é empresário na área há 15 anos. Atuou de forma voluntária em APPs e no Conseg.

Histórico político

Girardi foi candidato a vereador, em 2020.

Dalva Pazin Vencato (Novo)

Dalva Pazin Vencato, candidata ao cargo de deputada estadual, é natural de Joaçaba e tem 67 anos. É viúva de um casamento de 42 anos e não tem filhos.

A candidata é formada em Letras, pela Universidade Federal de Santa Catarina, e em Jornalismo. Trabalhou por dez anos na comunicação social da fundição da Tupy e, após isso, fundou a empresa Liber. Atualmente, é aposentada e trabalha na administração de imóveis da família.

Histórico político

Dalva nunca ocupou cargo político em sua trajetória.

Deyvid Breis Boca Aberta (PSD)

Deyvid Lasala de Oliveira, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de São Francisco do Sul e tem 25 anos. É divorciado e pai de uma filha.

O candidato é técnico em Agropecuária. Trabalhou como auxiliar de instrumentação cirúrgica veterinária e como auxiliar veterinário. Está cursando pós-graduação em Gestão Pública, Gestão Ambiental, Comércio Exterior e Ciências Políticas. É vendedor de Comércio Varejista e Atacadista.

Histórico político

Deyvid nunca ocupou cargo político em sua trajetória.

Douglas Steffen Contador (PP)

Douglas Korbes Steffen, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e tem 34 anos. Mora em Joinville há 31 anos, é divorciado e pai de três filhos.

O candidato atua na área da contabilidade há mais de 20 anos e como contador registrado há mais de 12 anos. Atualmente é vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina. Participa, também, das reuniões da Acij – Associação Empresarial de Joinville.

Histórico político

Steffen foi candidato a vereador em 2012.

Edson Luiz Pinheiro (PSC)

Edson Luiz Pinheiro (PSC), candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Brusque e tem 50 anos. O candidato mora em Joinville desde os 2 anos , tem dois filhos, dois netos e é solteiro.

O candidato já trabalhou como engraxate, vendedor de livros e já trabalhou na indústria. Atualmente é empresário e dono de uma startup de treinamento e tecnologia.

Histórico político

Edson foi candidato a vereador e deputado federal como suplente.  Já foi assessor parlamentar da Câmara de Vereadores de Joinville, da Assembleia Legislativa e ocupou cargo na Prefeitura de Joinville.

Fernando Krelling (MDB)

Fernando Krelling, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Joinville e tem 40 anos. É casado com Fernanda Krelling e pai de um filho, Guilherme.

O candidato é formado em Educação Física e tem pós-graduação em Treinamento Desportivo e Gestão Pública. Krelling é empresário no ramo de academias e já foi professor de Educação Física. Ele foi atleta e disputou campeonatos estaduais e do futsal amador.

Histórico político

Krelling foi candidato a vereador em 2012 e vereador eleito em 2016. Em 2018, foi eleito deputado estadual e em 2020 concorreu ao cargo de prefeito de Joinville.

Izaias Machado (PSDB)

Izaias Machado dos Santos, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Pitanga, no Paraná, e tem 47 anos. Atualmente mora em Joinville, é casado e tem seis filhos.

O candidato trabalhou na lavoura dos 9 aos 20 anos. Trabalhou no ramo da marmoraria e abriu uma empresa especializada na área. Tem como objetivo cursar Ciências Políticas.

Histórico político

Machado foi candidato a vereador em 2020.

Jacó de Freitas (Avante)

Jacó de Freitas, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Joinville e tem 52 anos. É casado e pai de um filho. Mora no bairro Aventureiro.

Freitas começou a trabalhar aos 10 anos como vendedor de picolé. Já foi servente de pedreiro, trabalhou na Wetzel e como operador de máquina na Douarte Metalúrgica. Atualmente é proprietário de um supermercado.

Histórico político

Freitas nunca ocupou cargo político em sua trajetória.

Jéssica Michels (Psol)

Jéssica Michels, candidata ao cargo de deputada estadual. É natural de Joinville e tem 31 anos.

Estudou Jornalismo no Ielusc, mas não finalizou a graduação. Já trabalhou na Prefeitura de Joinville, na televisão TVBE, em 2009, e foi editora da revista da Diocese de Joinville, em 2010. Em 2018, Jéssica começou a cursar Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou por dez anos como fotógrafa autônoma.

Histórico político

Jéssica foi candidata a vereadora em 2016 e 2020.  Em 2018, foi candidata a deputada federal. Atualmente é estagiária de gabinete, em Florianópolis.

José (Solidariedade)

José Altair de Lima, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Laranjeiras, no Paraná, e tem 58 anos. É casado, pai de duas filhas e tem duas netas.

O candidato já foi funcionário público e trabalhou como publicitário no ramo político. Por 20 anos, esteve envolvido na causa animal, com resgate e alimentando animais de rua, fazendo doações para mobiliário pet para protetoras independentes.

Histórico político

Lima foi candidato a vereador.

Juliano Bueno (Rede)

Juliano Bueno, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Joinville e tem 51 anos de idade. O candidato mora no Jardim Sofia.

Bueno é professor de História há 19 anos e se formou pela Univille. Já trabalhou como operário em empresas como Cônsul, Carrocerias Nielson e no Santa Mônica Supermercados.

Histórico político

Bueno concorreu a vereador de Joinville em 2008 e em 2016.

Larissa Stephanie (PCdoB)

Larissa Stephanie Pereira, candidata ao cargo de deputada estadual, é natural de Joinville e tem 21 anos. É moradora do bairro Anita Garibaldi.

A candidata já trabalhou na área do comércio e do setor financeiro. Atua na União Catarinense de Estudantes (UCE).

Histórico político

Larissa nunca ocupou cargo político em sua trajetória.

Lioilson (União)

Lioilson Mario Correa, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Garuva e tem 53 anos. Atualmente mora em Joinville, é casado há 28 anos e tem dois filhos.

O candidato trabalhou em empresas e é funcionário licenciado dos Correios. É formado em Geografia. Tem curso na área de Teologia e pós-graduação em Espaço, Sociedade e Meio Ambiente. É pós-graduando em Gestão de Pessoas e Administração de Cidades, além de ter especialização em Gestão Pública.

Histórico político

Lioilson foi vereador de Joinville por dois mandatos.

Luzia Frohlich (Novo)

Luzia Frohlich, candidata ao cargo de deputada estadual, é natural de Guaramirim e tem 64 anos. Atualmente, a candidata reside em Joinville, é divorciada e tem uma filha.

Luzia é formada em Contabilidade e Letras. Tem pós-graduação em Administração de Recursos Humanos, Gestão de Negócios e dinâmica dos grupos, além de ter mestrado em Administração, com ênfase em Organizações e Sociedade. É executiva de negócios e já foi professora universitária por mais de 15 anos.

Histórico político

Luzia nunca ocupou cargo político em sua trajetória.

Matheus Cadorin (Novo)

Matheus Cadorin, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Joinville e tem 41 anos. É casado há oito anos e tem um filho.

Cadorin é formado em Relações Internacionais e MBA em Gestão Empresarial. Criou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e atualmente é diretor executivo do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. É empresário do ramo logístico e comentarista de rádio.

Histórico político

Cadorin nunca ocupou cargo político em sua trajetória.

Maurício Peixer (PL)

Maurício Fernando Peixer, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Guaramirim e tem 64 anos. Atualmente mora em Joinville, é casado e pai de quatro filhos.

O candidato é formado em Administração de Empresas. Trabalhou como administrador e no Laboratório Catarinense, como estoquista, gerente de produção, gerente de propaganda e publicidade e diretor da Gráfica Catarinense.

Histórico político

Peixer foi candidato a vereador em 1996 e suplente entre 1997 e 1999. Foi eleito vereador de Joinville nos anos de 2000, 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020. Atualmente é presidente da Câmara de Vereadores de Joinville. Foi candidato a deputado estadual em 2006, ficando como suplente.

Murilo Schmitz (Novo)

Murilo Schmitz, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Joinville e tem 40 anos. É casado e pai de dois filhos.

Schmitz é empreendedor e formado pela Sociesc, de Joinville. Atuou no setor audiovisual e no mercado de eventos por mais de dez anos. Trabalhou em empresas como Ciser, Whirpool e Theraskin Farmacêutica nos setores administrativos e comerciais.

Histórico político

Schmitz foi suplente de vereador em 2020.

Nandinho Cysne (PDT)

Luiz Fernando Alonso de Cysne, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Joinville e tem 34 anos. É casado, tem um filho e duas enteadas.

Nandinho iniciou a vida profissional aos 14 anos, em empresas como Ciser, Frank Douat e Clamed. Ele é diretor da associação de moradores do Santa Isabel, no bairro João Costa, e vice-presidente do Conselho Local de Saúde.

Histórico político

Nandinho foi o terceiro suplente de vereador do partido em 2020.

Nara Simão (Republicanos)

Nara Simão, candidata ao cargo de deputada estadual, é natural de Joinville e tem 30 anos. É divorciada e tem um filho.

Possui graduação em Direito pela Associação Catarinense de Ensino, pós-graduação em Ciência e em Ciências Políticas com ênfase em Serviço Social com extensão em Direito Portuário. Tem também pós-graduação em Direito e Gestão de Contratos. A candidata trabalha na empresa A.C Nielsen do Brasil como pesquisadora e já estagiou no Presídio Regional de Joinville e no Fórum da Comarca de Joinville.

Histórico político

Nara foi candidata a vereadora em 2020.

Pretto (Cidadania)

Djeverson Pretto, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Joinville e tem 47 anos. É casado e tem quatro filhos.

O candidato trabalhou como operário na Consul e foi funcionário da Industrial Agrícola Suin por 16 anos. Em 2011, o candidato criou a sua própria empresa e é, atualmente, empresário do agronegócio.

Histórico político

Pretto foi candidato a vereador em 2008.

Prof Daniel Westrupp (PDT)

Daniel Westrupp, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Joinville e tem 40 anos. É casado há 14 anos e tem dois filhos.

O candidato tem graduação de Cientista Político e mestre em Gestão de Políticas Públicas. Tem doutorado em Comunicação e Cultura. É professor e leciona há 14 anos. Atualmente coordena o curso de Comércio Exterior, na Univille.

Histórico político

Westrupp nunca ocupou cargo político.

Professora Vanessa da Rosa (PT)

Vanessa da Rosa, candidata ao cargo de deputada estadual, é natural de Curitiba e tem 49 anos. Mora em Joinville há 33 anos, é solteira e mãe de uma filha.

A candidata é professora da Educação Básica ao Ensino Superior há 32 anos. Especialista em História da Arte e Educação de Jovens e Adultos, sendo mestre em Educação. Atualmente, trabalha na Escola Municipal Anna Maria Harger e é pesquisadora de Relações Raciais e Gênero.

Histórico político

Vanessa nunca ocupou cargo político na sua trajetória política.

Renato Pai do Ame Jonatas (PDT)

Renato Henrique Openkoski, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Joinville e tem 25 anos. É casado há oito anos e pai de três filhos.

Atualmente trabalha com Marketing de Performance e em projetos sociais para crianças com deficiência. O candidato participou de campanhas para liberação da medicação Spinzara, que é importada dos Estados Unidos.

Histórico político

Openkoski nunca ocupou cargo político em sua trajetória.

Rodolfo de Ramos (PT)

Rodolfo de Ramos, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Salto do Lontra e tem 41 anos. Atualmente reside em Joinville, é casado e tem três filhos.

É presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Joinville e funcionário da Tupy há 20 anos. O candidato fez dois cursos no Senai, de torneiro frezador e técnico em ferramentaria. Foi voluntário do Conselho de Segurança e Saúde do bairro Ulysses Guimarães.

Histórico político

Ramos nunca ocupou cargo político em sua trajetória.

Rodrigo Fachini (Pode)

Rodrigo Fachini, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Florianópolis e tem 44 anos. Mora em Joinville desde que nasceu. É casado e tem quatro filhos.

Foi coordenador de Assuntos para Juventude pela Prefeitura de Joinville e trabalhou em empresas privadas. O candidato se formou em Gestão Política e foi assessor da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Histórico político

Fachini foi vereador duas vezes por Joinville, em 2012 e 2016.

Rosemeire Caetano (PSC)

Rosemeire Caetano de Oliveira, candidata ao cargo de deputada estadual, é natural de Joinville, tem 54 anos e é casada.

A candidata é missionária, junto ao seu marido, e trabalha em projetos sociais. Iniciou a trajetória profissional como funcionária da Prefeitura de Joinville. Trabalhou por 15 anos na Maternidade Darci Vargas.

Histórico político

Rosemeire nunca ocupou cargo político.

Sales (PTB)

Luiz Carlos Sales, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Garuva e tem 65 anos. É casado, tem quatro filhos e nove netos.

É fundador da Pastoral Antialcoólica e desenvolve trabalhos de prevenção e combate ao alcoolismo e outras drogas. Foi coordenador da subprefeitura da região Sudeste por quatro anos. O candidato é microempresário e é graduando de Gestão Política.

Histórico político

Sales foi duas vezes candidato a vereador, em 2012 e 2016, e vereador eleito em 2020.

Sargento Lima (PL)

Carlos Henrique Lima, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Belo Horizonte (MG) e tem 50 anos. Atualmente, o candidato reside em Joinville. É casado, tem um filho e três enteadas.

O candidato foi sargento da Polícia Militar e atuou no 8º Batalhão, em Joinville. Atuou como técnico agropecuário e trabalhou como ovinocultura e domador de cavalos. Participou do Conselho de Segurança (Conseg) e é instrutor de tiro.

Histórico político

Sargento Lima é deputado estadual desde 2018 e já disputou cargo eletivo.

Sub-Tenente Queiroz (Patriota)

Ezequiel Queiroz, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Guaraniaçu, no Paraná, e tem 51 anos. Mora em Joinville há 32 anos, é casado e tem três filhos.

O candidato tem uma carreira militar de 34 anos, atuando como instrutor de segurança pública, segurança privada e na área da Defesa Civil. Queiroz já trabalhou na Cavalaria, no Choque, Pelotão de Operações Especiais, entre outras áreas. Atualmente, o candidato está na reserva da Polícia Militar e coordena um projeto de ajuda aos militares aposentados.

Histórico político

Queiroz concorreu ao cargo de vereador de Joinville em 2020.

Tânia Larson (União)

Tânia Larson, candidata ao cargo de deputada estadual, é natural de Joinville e tem 57 anos. Ela mora no bairro João Costa.

A candidata se formou em Pedagogia e tem pós-graduação em Marketing, atualmente cursa Serviço Social. Tânia trabalhou com marketing em empresas e emissoras de Joinville. Também trabalhou em escolas públicas e particulares.

Histórico político

Tânia foi candidata e eleita vereadora nos anos de 2016 e 2020.

Tatiana Melo (PTB)

Tatiana Melo, candidata ao cargo de deputada estadual, é natural de Santo Antônio da Platina (PR) e tem 51 anos. Mora em Joinville, é divorciada e tem dois filhos.

A candidata fez o magistério, cursou faculdade de Pedagogia e se formou em fotojornalismo pela Faculdade de Belas Artes, Imagem Gráfica e Comunicação Visual em Terni, na Itália. É graduanda em Nutrição e Educação Física. Tem cursos na área de ética e moral na política. Há sete anos trabalha na Secretaria de Assistência Social de Joinville.

Histórico político

Tatiana foi candidata a deputada federal, em 2018. Em 2020, foi candidata a vereadora por Joinville.

Thais Fettback (PSB)

Thaís Cristina Lara Fettback, candidata ao cargo de deputada estadual, é natural de Joinville e tem 42 anos. É divorciada e tem três filhos.

A candidata atualmente administra um empreendimento familiar, no ramo do agroturismo e de eventos. Thaís é formada em Ciências Biológicas, atuando como professora na rede estadual de ensino, e formada em Direito.

Histórico político

Thaís foi candidata a vereadora por Joinville, em 2020.

Tia Gisele (PTB)

Gisele de Souza, candidata ao cargo de deputada estadual, é natural de Joinville e tem 44 anos. É casada e tem um filho.

A candidata estudou na Escola Municipal Professora Anna Maria Harger e na Escola Básica Conselheiro Mafra. Tem graduação em Pedagogia, Teologia e Artes Visuais. Além de pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e Interdisciplinaridade. Gisele trabalha há mais de 20 anos como concursada na rede municipal de ensino em Joinville.

Histórico político

Gisele foi candidata a vereadora de Joinville, em 2020.

Tiago Ronchi (DC)

Thiago Felipe Ronchi, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de São Bento do Sul e tem 35 anos. Mora em Joinville há 34 anos e é casado.

O candidato foi bombeiro voluntário por dez anos e tem curso de Técnico em Enfermagem. Trabalhou com emergências médicas, na UTI da Unimed e no Hospital Dona Helena. Desde 2015, Thiago é técnico de enfermagem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu.

Histórico político

Thiago foi candidato a vereador em 2016 e 2020. 

Turíbio Torres (PL)

Turíbio Torres (PL), candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Joinville e tem 41 anos. É casado há 20 anos e tem dois filhos.

O candidato é empresário e atua no ramo automobilístico desde 2008. Já trabalhou como operário, lavador e vendedor de veículos e gerente de vendas de automóveis.

Histórico político

Torres nunca ocupou cargo político em sua trajetória.

Wilson Doin (PSC)

Wilson Lamberto Doin, candidato ao cargo de deputado estadual, é natural de Santos, em São Paulo, e tem 58 anos. Mora em Joinville há 40 anos, é casado e tem dois filhos.

O candidato é artista plástico e começou a formação profissional na Casa da Cultura. Wilson já realizou 33 painéis públicos, ganhando o prêmio Aldir Blanc. Atualmente, está com três exposições em diferentes galerias de Joinville.

Histórico político

Wilson nunca ocupou um cargo político em sua trajetória.

Zelize (Psol)

Zelize Fernanda Schenekemberg, candidata ao cargo de deputada estadual, é natural de Joinville e tem 31 anos.

A candidata é técnica de enfermagem em um posto de saúde, no entanto já trabalhou por dez anos no Centro de Atenção Psicossocial – álcool e outras drogas (Caps). E também é formada em Psicologia. Zelize está à frente da Marcha da Maconha desde 2016.

Histórico político

Zelize nunca ocupou um cargo político em sua trajetória. 

Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
Últimas notícias
Reportagens especiais e dúvidas frequentes
Nomes, números e informações dos candidatos