X
X

Buscar

Conheça trajetória pessoal, profissional e política dos candidatos a deputado federal de Joinville

Breve currículo dos candidatos é divulgado

Os candidatos ao cargo de deputado federal de Joinville enviaram à reportagem de O Município Joinville um breve currículo com as atuações durante a vida. No levantamento, aparece a trajetória pessoal, profissional e política dos candidatos. Dos 33 candidatos de Joinville que concorrem ao cargo, 21 enviaram suas respostas.

Os candidatos Ana Maria Dias da Costa (PSB), Claudinho do Futebol (Avante), Esilde Borges (Patriota), Fábio Dalonso (Patriota), Jaime Evaristo (PSC), Jeanine Nascimento (PP), Marisa da Cocada (Avante), Ronei Souza (PSC), Rute Souza (PSD), Sargento Bento (PTB), Suelen Barbosa (PRTB) foram procurados, mas não responderam. A candidata Erica Kramel Pereira (PSDB) preferiu não responder.

Confira os currículos dos candidatos:

Ari Rabaiolli (PL)

Ari Rabaiolli nasceu em Erechim, no Rio Grande do Sul, em 15 de março de 1955. Antes de fixar residência em Joinville, morou em Chapecó e Blumenau. Divorciado e pai de duas filhas, mora no Centro da cidade e participa de associações empresariais, sociais e esportivas.

É formado em gestão de logística e atuou como bancário no Unibanco de Santa Catarina, em Joinville. Há mais de 30 anos, é empresário no ramo dos transportes. Foi presidente do Sindicato das Empresas de Transportes e de Operações Logísticas de Joinville (Setracajo), da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), do Conselho Regional do Sest Senat-SC e da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários de Transportes do Estado de Santa Catarina (Transpocred).

Trajetória política

Está disputando a sua primeira eleição.

Assis (PT)

Assis é nascido em Imaruí, no Sul de SC, e é morador de Joinville há 50 anos. Com a esposa, foi morar no bairro Costa e Silva em 1985, onde iniciou a militância política no Partido dos Trabalhadores.

Trabalhou como cobrador de ônibus e caixa por cinco anos em Joinville. Já em outra empresa de ônibus, atuou como auxiliar de vendas, auxiliar de escritório, encarregado de turma e gerente. Também trabalhou como almoxarife, inspetor de qualidade e, atualmente, atua como corretor de imóveis;

Trajetória política

Assis foi vereador, deputado estadual por dois mandatos, assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Joinville, secretário de Turismo de Itapema, presidente da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb) e, nas eleições de 2020, foi candidato a prefeito de Joinville.

Camasão (Psol)

Camasão é filho de mãe joinvilense e nasceu na cidade de São Paulo. Depois, morou por alguns anos em Mauá, no ABC paulista, até a mudança para Santa Catarina. Vive com o companheiro e com dois filhos do primeiro casamento. Em Joinville, morou boa parte da vida no bairro Petrópolis, mas também residiu no Santo Antônio e Atiradores.

É jornalista e mestre em Jornalismo pela UFSC. Começou a trabalhar com 13 anos como camelô, em São Paulo. Já em Joinville, trabalhou no comércio e como auxiliar administrativo. Foi estagiário do jornal A Notícia de Jaraguá do Sul. Após isso, atuou como repórter dos jornais A Notícia, Notícias do Dia e o Correio do Povo. Além disso, foi assessor de comunicação de entidades sindicais em SC e, atualmente, trabalha como freelancer.

Trajetória política

Camasão está em sua sexta eleição. Ele já concorreu a deputado federal, em 2010; prefeito de Joinville, em 2012; deputado estadual, em 2014; governador de SC, em 2018; e vereador, em 2020. Foi assessor parlamentar do deputado estadual Sargento Soares, em 2014; e do vereador Afrânio Boppré, entre 2017 e 2020.

Claudio Aragão (MDB)

Claudio Aragão nasceu em Canelinha, na Grande Florianópolis, em 1969. Chegou em Joinville em 1976 com a família. Casado, tem dois filhos e mora no bairro João Costa. Atuou no antigo Clube de Esportes Unidos do João Costa.

É formado em Gestão de Negócios e trabalhou na empresa Tigre, na parte de produção. Depois, passou pelo setor de qualidade.

Trajetória política

Atuou na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Joinville. Foi assessor parlamentar do ex-vereador Ademir Machado, do vereador Maurício Peixer e do ex-governador Luiz Henrique da Silveira. Foi eleito vereador em 2012 e reeleito em 2016. Em 2019, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores. Em 2020, foi novamente reeleito vereador.

Coronel Armando (PL)

Coronel Armando nasceu em Resende, no Rio de Janeiro. É casado e tem dois filhos. Filho de militar e também militar, residiu em diferentes cidades do Brasil. Além de participar de grupos militares, Coronel Armando é maçom. Ele é formado na Escola de Educação Física do Exército e pós-graduado na Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Militar da reserva, Coronel Armando atuou por 32 anos no serviço ativo na instituição. Serviu em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará. Em Santa Catarina, serviu por dez anos nos municípios de Joinville e Tubarão. Em 2006, foi para a reserva do Exército. Também trabalhou em atividades privadas.

Trajetória política

Como político, a primeira experiência de Coronel Armando foi a eleição para deputado federal, sendo eleito para o mandato de 2019-2022. Em 2022, se filiou ao PL. Na atual sigla, Coronel Armando é vice-líder.

Daniele Rosane Pereira (Novo)

Daniele Rosane Pereira tem 38 anos, é solteira e reside no bairro Petrópolis, na Zona Sul de Joinville. Fora da vida profissional e política, realiza palestras que abordam liberdade financeira, livre mercado, ideias e pensamentos de autores liberais. É graduada em Letras pela Univille. Possui MBA Executivo em Política e Gestão Pública e estuda as ideias de liberdade de forma independente desde 2008.

Trabalha em uma corretora de seguros com atendimento ao cliente desde os 16 anos, sendo 22 de empresa.

Trajetória política

Em 2020, participou do processo seletivo para o cargo de vereadora pelo partido Novo.

Darci de Matos (PSD)

Nascido em Cafelândia, no Paraná, em 1961, Darci de Matos mudou-se para Joinville aos 16 anos para estudar no Colégio Agrícola de Araquari. Se formou em Ciências Econômicas na Univille, onde também completou a pós-graduação em Administração e Marketing.

Darci é economista. Trabalhou na Fundação Municipal 25 de Julho, além de atuar como presidente da Fundação Albano Schmidt e da Associação dos Servidores Públicos. No final dos anos 90, foi delegado regional do Trabalho em SC.

Trajetória política

Já foi vereador em Joinville de 2001 a 2006, deputado estadual de 2007 a 2018 e atualmente busca reeleição como deputado federal.

Delegada Tânia Harada (Novo)

Atualmente com 45 anos, Tânia Harada nasceu em Ourinhos (SP). Depois, morou no Paraná, até chegar em Santa Catarina, há 15 anos. Casada, mora no bairro América.

Antes de chegar em SC, atuou como advogada em Curitiba por cerca de três anos e também como assessora do Ministério Público do Paraná. Já em solo catarinense, foi delegada de polícia, atuando nas regiões Oeste, Planalto Norte, Litoral e em Joinville, onde trabalhou no Gaeco, na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, e na delegacia regional.

Trajetória política

É a primeira vez que Tânia concorre a um cargo político.

Dr Cassiano (União)

Cassiano tem 42 anos, nasceu em Joinville e é médico, empresário e político. É casado, pai de dois filhos e mora no bairro Boa Vista. Integrou a direção do Simesc e é membro da SJM. Também é fundador da Associação Catarinense de Promoção à Saúde (Acaps). Ele é formado em Medicina pela Furb.

Desde formado, atende pelo SUS na rede pública em Joinville. Atuou na Unidade Básica de Saúde da Família na região do Espinheiros e Comasa, no pronto-socorro do Hospital Bethesda e em outras funções ligadas à medicina. Atualmente, é médico do PA Leste da cidade e atende, também, em consultório particular.

Trajetória política

Foi candidato a deputado federal em 2014 e 2018. Concorreu como vereador em 2016, sendo eleito primeiro suplente. Na ocasião, assumiu como vereador durante dois meses. Em 2020, foi eleito vereador em Joinville.

Grey Lopes (Republicanos)

Grey Lopes, de 34 anos, é joinvilense. Já morou em Florianópolis e em São Paulo. É divorciada e mora no bairro Guanabara. Participou como líder de movimentos de empreendedorismo feminino e de grupos de mulheres empresariais.

Atualmente, atua na Startup Valenttinas e na Gaia Luz e Joias e é mentora de mulheres. Foi partner do W2W Joinville e esteve à frente da Promoboo Live MKT por dez anos.

Trajetória política:

É a primeira vez que Grey concorre a um cargo político.

Helber Sá (Patriota)

Helber Sá tem 38 anos, nasceu em Içara e, com cinco anos, se mudou com a família para Joinville. É casado com Dayane Sá, com quem tem dois filhos.

Na RIC TV, apresentou o quadro “Me chama que eu vou”. Após seis anos como âncora de telejornal, se desligou para trabalhar apenas nas redes sociais.

Trajetória política

É a primeira vez que Helber concorre a um cargo político.

Lima do JEC (Republicanos)

Lima do JEC, de 39 anos, é natural de Natal, no Rio Grande do Norte. Já morou em diversas cidades do Brasil, jogando nos clubes brasileiros de futebol. Ele é casado há 12 anos com Thaís Helena e tem quatro filhos. Atualmente, mora no bairro Iririú.

Antes de ser atleta, trabalhou como auxiliar de limpeza e auxiliar de pedreiro. Depois, escolheu ser jogador de futebol e o início foi em Natal. Fez as categorias de base no Alecrim. Atuou em clubes na Coreia do Sul e Honduras. No Brasil, atuou em diversos clubes no Sul, Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Depois de atuar profissionalmente, trabalha no esporte amador, tanto no futebol quanto no futevôlei;

Trajetória política

É a primeira vez que Lima concorre a um cargo político.

Mara do Banco (MDB)

Mara do Banco tem 46 anos e nasceu na cidade de Palotina, no Paraná, onde morou. Posteriormente, foi para Curitiba e, há 14 anos, reside em Joinville. Casada, tem um filho. Mara do Banco é fundadora e presidente licenciada da ONG Homens e Mulheres em Ação;

Foi bancária entre 2009 a 2021, até que solicitou o desligamento.

Trajetória política

Concorreu ao cargo de vereadora em Joinville nas eleições de 2020.

Marcos Boettcher (Solidariedade)

Marcos Boettcher é natural de Joinville. Ele nasceu no dia 11 de janeiro de 1977. É morador desde seu nascimento do bairro Santa Catarina. É diretor da Associação dos Contabilistas de Joinville e região e possui outras atuações no associativismo. É formado em Ciências Contábeis na Univali e pós-graduado em Direito Tributário.

É empresário Contábil desde 2016. Foi secretário parlamentar do deputado estadual Patricio Destro, gerente de Planejamento da SDR Joinville e secretário do Conselho de Desenvolvimento Regional de SC da SDR Joinville. Exerceu, também, outras funções ao longo de sua trajetória profissional.

Trajetória política

Atuou como dirigente partidário desde o ano de 2000, do antigo PHS. Foi coordenador de campanha a vereador, candidato a vereador pelo PFL, coordenador da Juventude Democrata de Joinville e região, coordenador de campanha a deputado federal e tesoureiro de campanha a deputado estadual. Atualmente, é presidente do Solidariedade de Joinville.

Natal de Freitas (Republicanos)

Natal de Freitas tem 67 anos e nasceu em Morro da Fumaça, no Sul de SC. Quando adolescente, se mudou para Joinville, cidade onde reside há 53 anos. É casado e tem três filhos. Morador do bairro Jardim Iririú, atuou em movimentos na igreja São Sebastião, com grupos de jovens e de casais. Foi presidente do Juventus durante anos.

Como autônomo, foi mecânico no bairro Iririú durante 20 anos, atendendo com latoaria e pintura. Trabalhou na prefeitura por anos. Atualmente, é aposentado e empreende no ramo de prestação de serviço de polimento.

Trajetória política

Foi agente político por 30 anos, desde a gestão de Luiz Henrique da Silveira. Atuou como chefia na Prefeitura de Joinville durante dois mandatos do ex-prefeito Marco Tebaldi e, ainda, no governo do ex-prefeito Udo Dohler. Foi candidato a vereador em 2008.

Professor Marcos (Rede)

Professor Marcos tem 53 anos. É nascido em Guarulhos, em SP, e tem uma filha de 16 anos. Divorciado, mora em Joinville desde 2005, atualmente no bairro Costa e Silva. Tem formação acadêmica em Engenharia de Produção e em Direito, além de ser pós-graduado em Gestão Escolar.

Trabalhou no setor automotivo no grupo Ford entre 1996 e 2002. Lecionou no Ensino Fundamental e Médio a partir de 2002 até a data atual, nas redes públicas municipal e estadual, como professor concursado.

Trajetória política

Em 2012, foi candidato a vereador pelo Psol. Em 2014, foi candidato a deputado estadual pelo PV. Em setembro de 2015, assumiu a presidência do antigo PEN de Joinville. Foi candidato a prefeito de Joinville em 2016 pelo PEN. Em 2017, foi presidente do Patriota. Em 2018, foi candidato a deputado estadual pelo PSL.

Profª Angélica (União)

Profª Angélica tem 67 anos, é professora e mora em Joinville há 33 anos. Tem atuação voltada para crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.

Atuou na Secretaria de Bem Estar Social, no Ippuj e na área da educação;

Trajetória política

Já atuou como assessora parlamentar dos ex-deputados Nilson Gonçalves e Marco Tebaldi. Foi candidata a vereadora em 2016, candidata a deputada estadual em 2018 e candidata a vice-prefeita em 2020.

Ricardo Bretanha (Rede)

Ricardo Bretanha, de 35 anos, nasceu em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Mora desde os três anos em Joinville, e já morou por cinco anos em Porto Alegre. É solteiro e tem um filho. Advogado, exerce o seu trabalho de forma autônoma.

Trajetória política

É a primeira vez que Ricardo concorre a um cargo político.

Rodrigo Coelho (Pode)

Rodrigo Coelho é natural de Joinville e tem 42 anos. É casado com Cecilia Longo Coelho e mora no bairro América. Estudou nos Colégios Adventista e Positivo. É advogado, formado pela UFSC, com especialização em Direito Previdenciário. Foi presidente da CDL Jovem.

Fez alguns estágios na época da faculdade e se formou em 2002. Começou a trabalhar com o pai, que já tinha escritório de advocacia nas áreas previdenciária e trabalhista. Advogou durante dez anos. Durante este período, também foi lojista.

Trajetória política

Em 2012, foi eleito vice-prefeito de Joinville. Neste mesmo período, assumiu a presidência da Fundação Cultural. Em 2016, foi eleito vereador. Em 2018, foi eleito deputado federal.

Zé Trovão (PL)

Zé Trovão tem 34 anos, é casado e tem um filho. Ele nasceu no estado de São Paulo. Após separação dos pais, foi levado para Taruaçu (MG), onde cresceu com os avós paternos em uma propriedade rural. Aos nove anos, foi para o Japão e morou por quatro meses no país.

Trabalhou como servente de pedreiro, atendente de supermercado, auxiliar administrativo, entre outras funções. Em 2013, se tornou corretor de imóveis e trabalhou na Sales Imóveis. Depois, virou caminhoneiro. Prestava serviços para a Ortobom e transportou colchões por um ano.

Trajetória política

É a primeira vez que Zé Trovão concorre a um cargo político.

Zimmermann (PP)

Zimmermann tem 36 anos e, atualmente, mora no bairro Atiradores com sua esposa Jeniffer Dietrich. É engenheiro mecânico pela UFSC e administrador pela Udesc. Fez pós-graduação no Tribunal de Contas e mestrado em Economia.

Iniciou a trajetória profissional no núcleo de informação estratégica do Senai e, depois, no planejamento estratégico da Tupy. Atualmente, está há mais de dez anos atuando como administrador no governo do estado, lotado no IMA.

Trajetória política

Foi candidato a prefeito de Joinville em 2020. Trabalhou em Brasília no início do governo do presidente Jair Bolsonaro, no cargo de coordenador-geral de Gestão, no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Exerceu por quatro anos a função de secretário executivo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

*Colaborou: Bernardo Gonçalves

Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
Últimas notícias
Reportagens especiais e dúvidas frequentes
Nomes, números e informações dos candidatos

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização