Em recente pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) sobre o perfil dos operadores logísticos em 2021, o setor gerou uma receita bruta de R$ 166 bilhões. O valor é equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e cerca de 20% do custo de transporte e armazenagem do país. Composto por cerca de mil empresas, o setor emprega por volta de dois milhões de pessoas de forma direta ou indireta e arrecada em torno de R$ 44 bilhões em impostos para os cofres públicos. E, assim como em todas as regiões do Brasil, empresas de Santa Catarina tem se destacado no mercado e uma delas é a joinvilense XPM Logística.
Fundada em 2007 e localizada em uma das maiores áreas no condomínio empresarial Perini Business Park, já atua há 15 anos e desde então tem se consolidado como uma das maiores empresas do setor no estado. Desde então, a empresa já cresceu 20 vezes, mas até chegar nesse momento o caminho foi longo. De acordo com André Xavier, CEO e fundador da XPM Logística, a empresa começou em uma sala de 30 m² e a ideia inicial era ser somente uma empresa de consultoria. Porém, viu ser necessário ter um espaço para realizar operações logísticas.
“Começamos com um galpão de 700 m² aqui no Perini mesmo. Depois fomos para mil, dois mil, quatro mil, seis mil e, atualmente, estamos em um espaço de 14 mil metros quadrados”, conta. Neste meio tempo, também abriu uma filial em Barueri, região metropolitana da Grande São Paulo, em 2014. “A filial é menor que a Matriz, mas também está em expansão”, complementa.