Ter uma conta pj especialmente para o seu negócio é uma das melhores coisas que você pode fazer pela empresa.
Apesar de terem uma função semelhante, uma conta pessoal não deve cumprir o papel da conta empresarial. Separar os gastos dos sócios das contas empresariais é um dos fundamentos para manter a organização financeira.
E só fazendo uma boa gestão das finanças é que é possível seguir um planejamento estratégico e chegar nos resultados desejados. Afinal, é muito mais difícil controlar despesas e receitas de contas diferentes.
Se você deseja entender quais as diferenças entre uma conta de pessoa física e uma conta empresarial, continue lendo.
Conta para Pessoa Física
Uma pessoa física é qualquer indivíduo a partir do momento em que nasce. Inclusive quem não tem CPF é considerado uma pessoa física, mesmo quando tem ou é sócio de uma empresa.
Conta para Pessoa Jurídica
Já uma PJ é uma entidade formada por uma pessoa ou conjunto de pessoas que está cadastrada sob um CNPJ. Uma pessoa jurídica pode ser uma empresa, ONG, sociedade, fundação, partido político ou igreja.
Mas, como funciona a conta pj?
Portanto, uma conta pj é uma conta bancária que atende exclusivamente entidades com CNPJ. Esse tipo de conta tem a mesma finalidade de uma conta de pessoa jurídica, mas conta com algumas diferenças que tem o objetivo de facilitar a gestão financeira das empresas.
Na prática, a conta é usada para guardar o dinheiro da empresa, receber pagamentos, pagar contas e despesas.
Você conhece as principais diferenças entre conta pj e pessoa jurídica?
Como dissemos acima, as contas pj oferecem alguns diferenciais para as empresas. Por exemplo, com esse tipo de conta é possível fazer a emissão de boletos de cobrança para os clientes da companhia.
Também é possível ter acesso a linhas de crédito especiais para quem empreende, como capital de giro ou antecipação de recebíveis.
As contas para empresas também costumam oferecer tarifas e taxas mais atrativas para reduzir os custos com serviços bancários. Além disso, também é possível negociar limites de cartão de crédito ou as taxas de juros de empréstimos e financiamentos.
Outra grande vantagem de ter uma conta pj, além de ajudar na organização financeira é ter acesso a um sistema de cobranças. Isso porque atualmente existem contas pj digitais que oferecem esse serviço no app do banco.
A possibilidade programar lembretes de cobrança para os clientes é uma forma eficaz de reduzir a inadimplência.
Por que ter uma?
Ou seja, embora o funcionamento da conta seja muito parecido, a conta jurídica tem serviços específicos para empresas.
No entanto, mesmo com vantagens, muita gente deixa de lado a abertura da conta pj. O problema é que ao misturar as contas pessoais com as contas da empresa fica muito mais difícil organizar as finanças do negócio.
Se você ainda está na dúvida se deve abrir uma conta pj, veja alguns motivos para fazer isso abaixo.
Facilita a contabilidade
Com uma conta específica para a sua empresa, os relatórios contábeis ficarão muito mais simples. Isso porque você precisará tirar as informações de apenas uma fonte, a sua conta.
Assim, a conciliação bancária será muito mais simples, bastando comparar um único extrato com as movimentações da conta.
Maior organização financeira
Talvez o ponto mais importante é o que já falamos acima, a organização financeira. Um dos principais motivos para as empresas não darem certo é a falta de controle das despesas e dos recebimentos.
Uma companhia que não consegue acompanhar de perto as entradas e saídas, não será capaz de manter a saúde financeira do negócio.
Uma conta bancária jurídica facilita muito a gestão do fluxo de caixa, já que dá uma visão clara de todas as movimentações de conta. Com essas informações em mãos é possível identificar despesas desnecessárias e oportunidades de crescimento É possível até prever possíveis problemas financeiros, antecipando as medidas necessárias para conter os danos.
Benefícios exclusivos
Abrir uma conta pj pode ser uma maneira de ter acesso a benefícios exclusivos, como descontos ou isenção de tarifas, programa de pontos e clubes de benefícios, por exemplo.
Acesso a linhas de crédito
Quase todas as empresas vão precisar de crédito empresarial em algum momento. Por isso, uma conta jurídica pode ser útil para ter acesso a esse tipo de serviço que pode possibilitar um investimento ou evitar um prejuízo quando ocorre um imprevisto.
Empresas podem se beneficiar de empréstimo, financiamento, cartão de crédito, entre outras linhas de crédito com taxas de juros mais baixas.
Oportunidade de aumentar cartela de clientes
Tem um outro fator muito importante para abrir uma conta para a sua empresa, e ela está intimamente ligada ao seu faturamento. Muitas empresas não aceitam fazer negócios com quem não tem conta jurídica para receber.
Por isso, os negócios que têm outras empresas como clientes devem se preocupar ainda mais com isso. Ninguém vai querer perder uma oportunidade de negócio só por não ter uma conta bancária. Mesmo quem é MEI pode se beneficiar muito desse tipo de conta, já que isso vai abrir novas oportunidades.
Já deu para perceber que a conta pj deve estar entre as prioridades da sua empresa, certo? O lado bom é que atualmente é possível abrir uma conta com muita facilidade. Existem no mercado empresas consideradas referência no assunto, assim como a conta Cora.
Dentre seus benefícios, podemos aqui destacar a segurança que ela oferece para os empreendedores na hora de abrirem uma conta para o seu negócio. Além disso, ela também sai na frente quando o assunto é facilidade, pois tudo pode ser feito 100% online: através do App e do site: https://www.cora.com.br.