X
X

Buscar

“Consegui me adaptar graças ao futebol”: jovem haitiano defende Joinville nos Joguinhos de SC

Fetson está há seis anos no Brasil e busca sonho de jogar futebol no país

“Consegui me adaptar graças ao futebol”, comenta o jovem haitiano Fetson. Na modalidade, ele está atuando nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina e defendendo Joinville, cidade onde mora há seis anos.

Na equipe de Joinville, o atleta haitiano Fetson realiza no Brasil o sonho de prosseguir com a carreira no futebol e disputa os Joguinhos Abertos de Santa Catarina pela cidade que escolheu para morar em solo brasileiro.

Ao desembarcar em Santa Catarina, o meio-campista se apresentou ao Joinville Esporte Clube e logo foi aprovado nos testes, atuando hoje na equipe da categoria juvenil que representa a cidade nas competições dos Joguinhos.

“Eu me mudei para o Brasil com a minha família quando tinha apenas 10 anos de idade e desde então já estou há seis anos aqui porque o futebol brasileiro é referência no mundo e aprendo muito. Claro que, para um estrangeiro que vem de um país como o Haiti, o impacto cultural nesta mudança é enorme, mas consegui me adaptar o mais rápido possível e isso graças ao futebol”, conta o atleta.

Cultura

Outra característica que chama a atenção em Fetson é o fato de falar cinco idiomas: francês, português, espanhol, crioulo haitiano e inglês, fazendo Fetson ser admirado e elogiado por companheiros e comissão técnica da equipe em que atua.

“Aprendi o português muito rápido, o que foi fundamental para me adaptar ao Brasil, e hoje tenho a facilidade de conseguir falar cinco idiomas. Neste mundo tão globalizado em que vivemos, isso é muito importante. Como falei anteriormente, o impacto da mudança do Haiti para o Brasil foi grande, mas acredito que é com esse aprendizado dentro e fora de campo que vou vencer e conseguir um dia realizar o meu sonho de ser um jogador profissional”, finaliza.

A modalidade futebol de campo realizou partidas da primeira fase da competição na manhã deste sábado, 20, no Estádio Salézio Kindermann, em Caçador, no Oeste catarinense.

Fetson entrou no segundo tempo da partida de estreia de sua equipe, contra o time de Luzerna. O jogo, válido pela primeira fase do futebol de campo dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, terminou empatado.

Leia os destaques da semana:
1. Festival de Dança de Joinville: confira guia completo da edição de 2024
2. Rede Cooper adquire famoso supermercado de Joinville; saiba qual e o que muda
3. Empresa em Joinville abre 21 vagas para estágio; saiba como se inscrever
4. “Deixar agonizando não dá”: projeto quer tornar obrigatório socorro a animais atropelados em Joinville
5. Justiça antecipa júri de motorista acusado de matar duas ciclistas em Joinville


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: