Conselho de entidades empresariais cobra aumento do efetivo policial para Joinville

Entidades buscam garantir mais segurança e reduzir a criminalidade diante do crescimento populacional do município

Conselho de entidades empresariais cobra aumento do efetivo policial para Joinville

Entidades buscam garantir mais segurança e reduzir a criminalidade diante do crescimento populacional do município

Redação O Município Joinville

O Conselho das Entidades Empresariais de Joinville – composto pela Acij, Acomac, Ajorpeme e CDL – enviou recentemente um ofício à Secretaria de Estado da Segurança Pública onde solicita reforço policial para a cidade. O objetivo é ampliar a segurança e reduzir a criminalidade, visto o crescimento populacional do município.

As entidades pedem a designação de 120 novos soldados da Polícia Militar para Joinville, com base nos 593 soldados previstos para formação ao final deste ano. Segundo o Conselho, esse reforço é essencial, pois, ainda de acordo com as entidades, há anos, o efetivo policial na cidade está abaixo do necessário para atender às demandas locais.

“O Conselho das Entidades teme que a ausência de um efetivo significativo de policiais para a cidade mais populosa do estado comprometa diretamente a segurança do município. Nos últimos anos, a defasagem no contingente tem deixado viaturas paradas por falta de policiais disponíveis. A redução desse policiamento ostensivo vai contra a estratégia de proporcionar mais segurança à população e prevenir a criminalidade”, destaca o Conselho.

“Por ser a cidade mais populosa de Santa Catarina, com 654.888 habitantes – conforme estimativa de julho de 2024 do IBGE –, Joinville enfrenta desafios significativos na área da segurança pública. A proporção de policiais em relação à população está abaixo dos níveis recomendados por especialistas, impactando a capacidade operacional de realizar patrulhamentos e atender rapidamente aos chamados de emergência no município e na região”, complementa.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina respondeu ao ofício reconhecendo a defasagem no efetivo policial em Joinville, mas não garantiu a reposição solicitada.

“A Polícia Militar está ciente da escassez de efetivo e tem empreendido esforços constantes para mitigar essa situação, que é uma das principais preocupações institucionais. Especialmente diante do déficit histórico no quadro de pessoal, estamos promovendo concursos públicos com o objetivo de ampliar o efetivo e fortalecer a presença policial em todo o estado de Santa Catarina. Os novos policiais serão designados seguindo critérios técnicos que assegurem uma distribuição equitativa entre as cidades”, afirma o ofício da Secretaria.

A resposta aumenta a preocupação do Conselho das Entidades Empresariais de Joinville, que alerta para o descompasso entre o contingente policial e o acelerado crescimento populacional da cidade.

“Os presidentes da Acij, Acomac, Ajorpeme e CDL esperam que o Governo do Estado demonstre seu compromisso com a segurança de Joinville, destinando um efetivo adequado às necessidades da cidade mais populosa de Santa Catarina”, conclui o Conselho.

Leia também:
1. Trânsito de importante rua de Joinville terá interdições parciais nesta semana; veja os horários
2. Chuva diminui, mas Defesa Civil mantém alerta em Joinville nesta terça-feira
3. Mulher conquista na Justiça reconhecimento de avó como mãe em Joinville; entenda a decisão
4. Casal é detido com 384 quilos de maconha em Joinville
5. Após três anos, projeto para venda do Camelódromo de Joinville volta a ser discutido na Câmara


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo