Conselho de Saúde aprova proposta para oferta de telemedicina em Joinville
Meta é oferecer pelo menos 20 mil consultas mensais pelo sistema
A proposta da Secretaria de Saúde de Joinville para a oferta de telemedicina recebeu a aprovação do Conselho Municipal de Saúde (CMS) no dia 13 de dezembro. A contratação dos serviços, por meio de convênio, deve ocorrer no primeiro semestre de 2023.
A iniciativa, segundo a Saúde de Joinville, deve ser capaz de ampliar a capacidade de atendimento na rede básica de saúde. A meta é oferecer pelo menos 20 mil consultas mensais pelo futuro sistema, que será operado por uma empresa privada.
Serão realizados procedimentos mais simples como renovação de receitas de medicamentos. O serviço também contará com operação de inteligência artificial para identificar qual a modalidade de atendimento dos pacientes.
O assunto já havia sido discutido e apresentado aos conselheiros em julho. Na oportunidade, o Sindicato dos Servidores de Joinville criticou a terceirização, defendendo a realização de um concurso público. O Conselho, naquele momento, decidiu por adiar a votação.
O jornal O Município Joinville entrou em contato com o Sinsej para um pronunciamento sobre a aprovação. Mas não recebeu retorno até o fechamento da reportagem.
Próximos passos
A reportagem do jornal O Município Joinville entrou em contato com a Prefeitura de Joinville na última quarta-feira, 21, para saber se a licitação seria iniciada em janeiro de 2023. Segundo a Secretaria de Comunicação, era esperada essa aprovação para seguir com o planejamento necessário.
“Esse foi o primeiro passo para darmos continuidade no projeto. Ele foi de autoria da prefeitura e estamos esperando a aprovação do conselho para darmos continuidade”, relata.
Leia também:
1. Confira o que abre e fecha em Joinville durante recesso de fim de ano
2. Revista internacional destaca programa de tratamento de AVC de Joinville
3. Lei que garante matrícula de irmãos na mesma escola em Joinville é sancionada
4. Transporte coletivo de Joinville terá alteração em horários de fim de ano
5. Maurício Peixer fala sobre presidência da Câmara e planos para resto do mandato como vereador em Joinville
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização