+

Construtora inicia cravação de estacas da ponte Joinville

Processo deve levar aproximadamente cinco meses

Construtora inicia cravação de estacas da ponte Joinville

Processo deve levar aproximadamente cinco meses

Brenda Pereira

Iniciou nesta segunda-feira, 19, a cravação de estacas da ponte Joinville, que vai ligar os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista.

A primeira estaca metálica foi cravada por volta das 9h. O momento foi acompanhado pela imprensa, equipe técnica da Prefeitura de Joinville e profissionais da Álya Construtora S/A, empresa vencedora da licitação para a execução da obra. O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), e a vice-prefeita, Rejane Gambin (Novo), também marcaram presença.

No lado do Adhemar Garcia, no final da avenida Alwino Hansen, em um trecho de aproximadamente 200 metros, serão, ao todo, 192 pontos de sustentação com estacas feitas de aço. Já no lado do Boa Vista, são 48 estacas. Cada estaca mede 12 metros de comprimento.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

A instalação varia de acordo com o solo. As estacas podem atingir entre 20 e 40 metros de profundidade. Com técnicas de engenharia, as estacas são soldadas uma sobre a outra até que se alcance o comprimento necessário para a produção das caixarias de concreto.

Conforme a Álya, o processo de instalação das estacas deve levar aproximadamente cinco meses.

“Estamos rigorosamente dentro do cronograma pactuado com a prefeitura. Hoje era a data de cravação da primeira estaca e estamos aqui testemunhando o cumprimento do nosso compromisso. E estamos contratando todos os materiais necessários, a logística, trazendo equipamentos, montando os canteiros de obra, para que em maio de 2026 a gente esteja entregando essa obra para a população de Joinville”, diz Ernesto Camarço, diretor-presidente da Álya.

O diretor-executivo da Secretaria de Infraestrutura, Paulo Mendes Castro, ressalta que todo o planejamento da obra, que iniciou em maio, está se materializando com a cravação da estaca. “Esses perfis vieram de Belo Horizonte, o bate-estaca veio de São Paulo. São processos muito complexos para chegar nesse dia”, conta.

Ele explica que depois da colocação das estacas, inicia-se a construção dos blocos. “Faz o bloco, que vai concretar as estacas com a armação. Nesses blocos, nascem os pilares. Todos os pilares saem dos blocos. Depois, uma travessa é colocada em cima desses pilares e coloca as vigas em cima dessas travessas. Tem que ter dois apoios, um na frente e outro atrás, para apoiar as vigas”, diz Paulo.

Brenda Pereira/O Município Joinville

Vagas para trabalhar na obra

Atualmente, a Álya tem cerca de 50 profissionais trabalhando na obra da ponte Joinville. Conforme Ernesto, a equipe dobra até início setembro. “No pico teremos 500 colaborares”, afirma o diretor-presidente da Álya.

Ernesto fala que os trabalhadores interessados em trabalhar na obra podem se apresentar no canteiro de obras. Currículos também podem ser enviados para o e-mail [email protected]. O telefone (87) 9-9983-4901 está disponível para contato pelo WhatsApp.

Ponte Joinville

Desde a assinatura e entrega da ordem de serviço, dia 23 de maio, foram feitas marcações topográficas e a estruturação dos canteiros. Os espaços onde serão instaladas as fábricas de pré-moldados que produzirão vigas e outras estruturas necessárias para a ponte somam mais de 26 mil metros quadrados (m²).

Além disso, uma equipe multidisciplinar trabalha para garantir o andamento das obras como compra de materiais e equipamentos, além de contratações.

A ponte Joinville terá aproximadamente 980 metros de comprimento e 26 metros de largura, garantindo duas pistas para cada um dos sentidos, além de área para acostamento, ciclovia e calçada para pedestres.

A estrutura será uma ligação desde a avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira e conectando-se com o sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja.

A expectativa é que diariamente, cerca de 65 mil pessoas passem pela ponte após a conclusão da obra. O prazo para execução da obra é de 24 meses a partir da entrega da ordem de serviço.

Leia também:
1. Crianças e mulheres ficam feridas após serem atropeladas por motorista embriagado em Joinville
2. Morador de Joinville ganha R$ 25 mil na Trimania deste domingo
3. Joinville vira alvo de operação contra bicheiros e facção criminosa
4. Obras podem causar falta de água em dez bairros de Joinville
5. Águas de Joinville orienta sobre ajuste de data em faturas do mês de agosto


Assista agora mesmo!

Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo