X
X

Buscar

“Continuamos ilhados mas a energia voltou”: morador do Nova Brasília relata situação dos alagamentos no bairro de Joinville

Prefeitura alerta para o risco do contato com a água das enchentes

A Prefeitura de Joinville, por meio da Defesa Civil, informou, na manhã desta quinta-feira, 1º, que ainda há pontos de alagamentos no bairro Nova Brasília, na área do Jativoca, com pessoas ilhadas na comunidade.

A orientação é que elas entrem em contato por telefone com o Cras Morro do Meio (3454-9092) ou com a Escola Municipal Professor Júlio Machado da Luz (3454-0878).

Ricardo Boettscher mora com a família no bairro e conta que estão ilhados desde domingo, 27. Em uma publicação nas redes sociais feita nesta quarta-feira, 30, ele apelou para que a Celesc fosse ligar a energia da rua que estava desligada desde segunda-feira, 28. “Continuamos ilhados mas a energia já voltou”, diz o morador.

Situação da rua que a família vive nesta quinta-feira | Arquivo pessoal

Ricardo explica que a água chegou a baixar na noite de quarta-feira, 30. “Chove novamente e volta a encher”, afirma o morador.

Ele conta que os bombeiros e a Defesa Civil orientam os moradores a buscar abrigos enquanto a água não baixa, mas prefere ficar em casa porque a água não chegou a entrar na casa da família.

Segundo a Prefeitura de Joinville, a Secretaria de Assistência Social (SAS) trabalha para ajudar as famílias nesta situação. “No caso de alguma família estar sem alimentos em casa, por exemplo, iremos até eles com a ajuda da Defesa Civil”, explica a diretora executiva da SAS, Valquiria Forster.

Na manhã desta quinta-feira, foi possível desativar o abrigo emergencial na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke. Todas as famílias retornaram às suas casas. Na Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin, permanecem quatro famílias, um total de 11 pessoas.

Segundo o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, a expectativa é que no decorrer desta quinta-feira as águas nas áreas de alagamento baixem.

“Para os próximos dias, devido ao calor e a umidade, são esperados temporais isolados. Reforçamos o alerta para o risco de deslizamentos, em função de todo volume de água acumulado no solo, desde sábado”, afirma o gerente.

Contato com a água das enchentes

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretária da Saúde, alerta para o risco do contato com a água das enchentes. As águas dos alagamentos podem estar contaminadas e ocasionar sérios problemas de saúde, entre eles, a leptospirose.

Quem teve contato com as enchentes e apresentar febre, dor no corpo, dor de cabeça, em um período de até 40 dias após o contato com a água suja, é preciso procurar uma unidade de saúde e relatar ao médico sobre essa exposição às águas.

Limpeza das casas

Para a limpeza das residências, é necessário tomar os seguintes cuidados: utilizar botas e luvas quando trabalhar em áreas com água possivelmente contaminada. Se não tiver esses materiais, use sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés.

O chão, paredes e objetos devem ser lavados e desinfetados com água sanitária (Hipoclorito de Sódio 2,5%), na proporção de dois copos (200 ml cada) do produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 15 minutos.

É preciso jogar fora alimentos e medicamentos que tiveram contato com a água dos alagamentos.

Leia também:
1. VÍDEO – Caminhoneiro se filma após deslizamento na BR-376; “Estou no meio da terra”
2. Reparos no Eixo Industrial Norte, em Joinville, são adiados devido às chuvas; confira data
3. Resultado Mega-Sena 2544: saiba os seis números sorteados
4. Dois consórcios apresentam propostas para construção da ponte Joinville
5. Saiba como está situação do abastecimento de água em Joinville devido às chuvas

– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos