Coronavírus: Conta do estado tem 14 mortes a mais em Joinville do que boletim da prefeitura
Divergência iniciou no sábado, são 200 óbitos no município pelo sistema estadual
Divergência iniciou no sábado, são 200 óbitos no município pelo sistema estadual
Joinville atingiu nesta sexta-feira, 14, 186 mortes por coronavírus no boletim da prefeitura. No sistema do governo do estado, porém, o município chegou a 200 óbitos no mesmo dia. São 14 falecimentos a mais.
Leia também:
– Joinville registra 100% de ocupação na UTI da rede pública e quatro novas mortes
– Santa Catarina tem índice de recuperação hospitalar acima da média nacional
A divergência entre os dados bancos de dados começou no fim de semana. Até o dia 7 de agosto, prefeitura e estado registravam 158 mortes em Joinville pela Covid-19. No sábado, 8, e no domingo, 9, foram oito óbitos confirmados pela prefeitura contra dois pelo governo estadual.
Porém, a partir de segunda-feira, 10, o estado passou a contabilizar sempre mais mortes que a prefeitura. Foram 17 apenas na segunda, fazendo com que o boletim estadual apresentasse 177 falecimentos no município contra 168 nos números da Secretaria Municipal de Saúde. Desde então, a diferença só aumentou.
Em nota, o governo do estado afirma que todos os números são oficiais e que podem ocorrer “possíveis atrasos” por conta de notificações que demoram a ser validadas no sistema. O texto usa como exemplo uma morte suspeita, onde a responsabilidade por acompanhar o resultado do exame é do município onde a pessoa está internada e que, após o resultado, o Lacen cadastra no sistema.
Ainda de acordo com o governo do estado, os casos são registrados creditados ao município que consta no endereço do cadastro do Cartão Nacional de Saúde (CNS).
A reportagem tentou contato com o secretário Municipal de Saúde, Jean Rodrigues da Silva, mas não obteve sucesso até o fechamento desta matéria.
Os dados fornecidos pelo Governo do Estado são todos oficiais, com base em vários sistemas, alimentados pelos serviços de saúde e vigilâncias epidemiológicas municipais e consolidados na Plataforma Estadual.
Podem ocorrer possíveis atrasos na atualização por conta de algumas notificações demorarem a ser validadas no sistema. Importante ressaltar que os casos são registrados de acordo com a cidade de endereço do paciente que consta no Cartão Nacional de Saúde (CNS).
Quando ocorre uma morte suspeita, por exemplo, o município registra no sistema e é responsável por acompanhar o resultado do exame para a confirmação ou não do óbito pela COVID-19. Assim que o resultado sai, o Lacen cadastra no sistema e o município tem acesso à informação. O óbito deve ser notificado em 24h.