X
X

Buscar

Coronavírus: Joinville anuncia que só fará exames em casos graves

A partir de agora, pacientes com sintomas característicos da doença serão diagnosticados como casos de coronavírus

A Secretaria da Saúde de Joinville adotou novos critérios de classificação das pessoas com suspeita de coronavírus que chegam em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em Pronto Atendimentos (PA). Anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, 24.

A coleta de material para exame será realizada somente em pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ou seja, que estejam com dificuldade para respirar.

Anteriormente, pacientes que viajaram para qualquer país e que tinham febre ou que tiveram contatos com casos suspeitos ou confirmados tinham amostra coletada.

A partir de agora, pacientes com sintomas característicos da doença serão diagnosticados como casos de coronavírus e receberão atestado médico para passar a quarentena em casa. Familiares também serão orientados sobre como proceder para evitar contaminação.

Pessoas assintomáticas que convivem com pessoas sintomáticas devem procurar manter distanciamento social e cuidados como higiene de mãos, etiqueta respiratória e separação de utensílios de uso comum.

Segundo o Laboratório Central (Lacen) e a Diretoria Vigilância Epidemiológica (Dive) do Estado de Santa Catarina, amostras coletadas desde a última sexta-feira, 20, que estiverem fora deste critério não serão mais processadas.

Onde ir

Nos casos de sintomas leves, como coriza, tosse, espirro, febre baixa e discreto mal-estar, deve-se ficar em casa.

Se os sintomas piorarem, com febre alta, deve-se ir a uma UBS.

Em casos de sintomas severos, com coriza, tosse, febre alta e dificuldade de respirar, deve-se procurar o PA ou hospital.

Ligue-Saúde

A Secretaria da Saúde de Joinville passou a oferecer o Ligue-Saúde, canal para moradores de Joinville tirarem dúvidas sobre coronavírus. O serviço é feito pelo telefone (47) 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, com atendimento de médicos.