Coronavírus: Municípios da região nordeste do estado terão três hospitais de referência
Entre eles está o Hospital Municipal São José, de Joinville
Entre eles está o Hospital Municipal São José, de Joinville
A partir da reunião com representantes dos municípios que fazem parte da Amunesc, nesta quinta-feira, 2, foi decidido expandir o número de hospitais de referência na região. Inicialmente estava apenas o Hospital Municipal São José (HMSJ) de Joinville.
Em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira, 30, o governador Carlos Moisés anunciou o HMSJ como um dos hospitais vocacionados que o governo do estado administrará durante a pandemia. Segundo o secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, a medida deve-se ao fato de que o hospital São José já está preparado para a fase atual de enfrentamento e continua a realizar investimentos, aumentando a expectativa de capacidade de atendimento para as próximas semanas.
“Joinville é um centro congregador de tecnologias e se torna referência no atendimento ao COVID-19. É importante estarmos em contato com os outros municípios e unirmos esforços nesta batalha”, declarou Silva.
O prefeito Renato Gama Lôbo, de São Francisco do Sul, anunciou que a prefeitura planeja ampliar leitos ambulatoriais através da instalação de um hospital de campanha no município. A ideia é de que este hospital atenda microregionalmente, acolhendo pacientes de Balneário Barra do Sul e Araquari.
Para agilizar os atendimentos dos habitantes da serra e minimizar os efeitos adversos da transferência de pacientes em ambulância, os habitantes de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul contarão com um hospital de campanha, cuja implementação deve acontecer no pavilhão da Promosul, em São Bento do Sul.
Além disso, os prefeitos farão tratativas junto ao hospital Bethesda, verificando a possibilidade de pacientes com suspeita de covid-19 também serem atendidos pela instituição.
“O panorama que se apresenta não tem precedentes, e nossas decisões influenciam diretamente a vida de dezenas, centenas de milhares de pessoas. Por isso nós, prefeitos, devemos manter o diálogo e pensar a longo prazo nessa pandemia. Precisamos tomar decisões a nível regional e buscar integração”, afirmou presidente da Amunesc e prefeito de Garuva, Dr. Rodrigo Adriany David.
O maior número de casos da região da Amunesc é de Joinville, com 19 pacientes confirmados com coronavírus.
Para o Secretário-Executivo da Associação, Tufi Michreff Neto, o movimento municipalista e associativista em Santa Catarina tem sido destaque. “Nós temos reuniões frequentes por videoconferência com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e com os demais prefeitos do Estado, com a participação de autoridades que elucidam dúvidas e apresentam o panorama diariamente” comentou Neto.