Coronavírus: Prefeitura de Joinville orienta que toda a população utilize máscaras
A preferência é que a população em geral utilize máscaras artesanais e que as cirúrgicas sejam direcionadas para profissionais da saúde e pacientes
A preferência é que a população em geral utilize máscaras artesanais e que as cirúrgicas sejam direcionadas para profissionais da saúde e pacientes
Na tarde desta segunda-feira, 6, a Prefeitura Municipal de Joinville publicou um decreto para orientar que todos os moradores da cidade utilizem máscaras. Para a população em geral, são indicadas as artesanais, feitas em tecido. As cirúrgicas devem ser usadas apenas por profissionais da saúde e pacientes.
As máscaras devem ser utilizadas quando houver necessidade de compras de gêneros de primeira necessidade ou outra medida que interrompa provisoriamente o isolamento social, defende a PMJ.
Leia também: Covid-19: Ministério da Saúde diz que máscara caseira ajuda na prevenção; saiba como fazer
Elas devem ser usadas de forma individual, mas podem ser reutilizadas após higienizadas com água e sabão, ou ainda, água sanitária.
Medida está sendo tomada para evitar a contaminação pelo coronavírus (covid-19). Ainda, a prefeitura explica que “a utilização de máscaras de proteção não importará em prejuízo à observância das demais recomendações profiláticas e de isolamento social expedidas pelas autoridades públicas.”
Para as famílias carentes, o material será distribuído gratuitamente pela Secretaria de Saúde. Para ter acesso, é preciso comprovar insuficiência de recursos.
Segundo o Ministério da Saúde, as máscaras artesanais precisam ter, pelo menos, duas camadas de pano, ou seja, dupla face. Além disso, podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT, entre outros, desde que desenhadas e higienizadas corretamente.
As máscaras também precisam cobrir totalmente a boca e o nariz do usuário. Devem estar bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
Ao ficar úmidas, o item deve ser trocado ou, ainda, a cada duas horas.