Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville participa de desafio estadual de resgate veicular
Evento vai acontecer neste fim de semana
Evento vai acontecer neste fim de semana
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) vai participar do 4º Desafio Catarinense de Resgate Veicular, que ocorre neste sábado, 20, e domingo, 21, em Chapecó, promovido pelo 6º Batalhão de Bombeiros Militar. É a primeira vez que uma equipe da mais antiga corporação de bombeiros voluntários do país compete em evento deste gênero e estará na categoria das em desenvolvimento.
Além de Joinville, outras quatro corporações de voluntários também participarão: União (Ascurra-Apiúna-Rodeio), Caçador, Concórdia e Jaraguá do Sul. A fase estadual é seletiva para o desafio nacional, data ainda a ser anunciada.
A equipe do CBVJ conta com a experiência do bombeiro e coordenador da Equipe Delta, Rafael da Silva Iaguczeski, que atuará na função de comandante, o desempenho de cada função também é avaliado e ranqueado no desafio. É que ele participou do 3º Desafio Catarinense de Resgate Veicular, na função de técnico na equipe dos Bombeiros Voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio (União), em maio de 2019. Além disso é o responsável, nos Bombeiros Voluntários de Joinville, pelo treinamento de resgate veicular. “A equipe que vai para o desafio estadual intensificou os treinamentos no último ano,” disse.
Para ele, o efeito multiplicador das participações em eventos dessa natureza é um dos aspectos mais relevantes, além do aprimoramento. “Serve como incentivo para a equipe buscar a aprender cada vez mais, desenvolver novas técnicas e manobras de resgate, além de trocar experiência com outras corporações,” observa. “O nosso propósito maior é sempre prestar melhor atendimento a comunidade com cada vez mais qualidade, gerenciando e controlando riscos, evitando o agravamento de lesões dos pacientes, que é a nossa principal missão.”
A rotina mais intensa de treinamento também impactou o público interno da corporação. Segundo ele, como a equipe que vai a Chapecó fez vários exercícios preparatórios non pátio da Unidade Central, “contagiou” os demais colegas. “Ir para o Estadual nos desafia e traz mais incentivo para nos tornamos cada vez melhores em busca de um bom desempenho. É tanto que esse movimento contagiou os demais bombeiros da corporação.”
Leia também:
– Gestante fica ferida após carro capotar próximo ao Pórtico de Joinville
– Caixa inicia pagamento do Auxílio Brasil; saiba como receber benefício
– Joinville terá Feirão Limpa Nome; veja como participar
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: