Corpus Christi não terá confecção de tapetes e procissões em Joinville
Decisão foi do bispo Dom Francisco Carlos Bach devido à situação da pandemia na cidade
Pelo segundo ano consecutivo, a celebração de Corpus Christi não terá procissões nem os tradicionais tapetes coloridos em ruas de Joinville e região. A grande celebração, no dia 3 de junho, que seria realizada na praça Nereu Ramos, com procissão até as proximidades da Catedral, também não poderá ser feita.
A decisão do bispo Dom Francisco Carlos Bach se deve à pandemia de Covid-19, que voltou a ter situação considerada gravíssima em Joinville. Haverá missas presenciais, mas restritas a 30% de ocupação, conforme decreto estadual.
O Dom Francisco Carlos divulgou um documento com orientações em relação à dinâmica do Corpus Christi nas igrejas da Diocese. O bispo solicita que as missas sejam celebradas “de acordo com todas as normas sanitárias e apenas no interior das igrejas”. Ele orienta que, se necessário, sejam realizadas mais missas e, se possível, transmitidas.
Dom Francisco Carlos reforça que “não são permitidas missas campais, procissões ou passeios do Santíssimo” dentro ou fora das igrejas e tampouco transportá-lo pelas ruas.
Uma das celebrações de Corpus Christi em Joinville ocorrerá às 15h de 3 de junho na Catedral São Francisco Xavier. A missa será celebrada por Dom Francisco Carlos Bach e transmitida pelas redes sociais da Diocese.
Orientações da Diocese de Joinville em relação ao Corpus Christi
– Que as missas sejam celebradas, de acordo com todas as normas sanitárias, apenas no interior das igrejas;
– Se necessário, celebrem-se mais missas. Se possível, sejam transmitidas. Não são permitidas missas campais;
– Exposição e adoração somente dentro das igrejas;
– Não se realizem procissões ou passeios do Santíssimo dentro ou fora da igreja;
– Não se deve fazer carreata nem transportar o Santíssimo pelas ruas.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube