X
X

Buscar

Covid-19: 23% dos testes rápidos feitos em massa são positivos em Joinville

Testagem em massa começou a ser realizada há cerca de duas semanas

Há cerca de duas semanas, a Prefeitura de Joinville iniciou uma testagem em massa para identificar pacientes assintomáticos com Covid-19. Ao todo, já foram realizados 4.741 testes rápidos gratuitamente. Desses, 23% tiveram resultado positivo para o novo coronavírus, o que representa cerca de 1,1 mil pessoas.

O balanço também revela que 22% dos testados nas últimas duas semanas eram assintomáticas (não apresentavam nenhum sintoma de Covid-19), e 45% apresentaram algum sintoma altamente suspeito da doença, como perda do olfato, tosse ou febre.

Segundo o coordenador do Centro de Triagem da Tupy, o infectologista Luiz Henrique Melo, 53% das pessoas que testaram positivo e apresentaram algum sintoma compatível com COVID-19 não estava em isolamento. Já 47% dos sintomáticos que testaram positivo pararam de sair de casa para estudar ou trabalhar no momento que surgiram sinais sugestivos da doença.

O estudo mostra que não ocorreu diferença significativa de contaminação entre as regiões da cidade, com números elevados de testes positivos mesmo em áreas rurais. Como medida de prevenção, 98% das pessoas testadas garantem que utilizam máscaras sempre que saem de casa.

Os exames estão sendo realizados no Centro de Triagem (instalado na Associação Atlética Tupy) e no ambulatório da Universidade da Região de Joinville (Univille), por meio de agendamento no site da Prefeitura.

A demanda de solicitação para os testes tem sido grande, aponta o município. Os horários da agenda na primeira semana acabaram em menos de 24 horas.

Inicialmente, o Centro de Triagem estava disponibilizando 200 exames por dia. Mas, por conta da grande procura, a agenda precisou ser ampliada. Desde segunda-feira, 5, o local está realizando em média 650 testes rápidos por dia.

A previsão da Prefeitura de Joinville é que a testagem em massa alcance 60 mil pessoas.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar