X
X

Buscar

Covid-19: Araquari abre agenda para vacinar pessoas com comorbidades ou deficiências

Agendamento deverá ser feito por aplicativo

A Prefeitura de Araquari abre a partir desta quinta-feira, 6, o agendamento da vacinação contra a Covid-19 para moradores da cidade que possuem comorbidades ou deficiência permanente grave. O agendamento será feito, exclusivamente, pelo aplicativo “Saúde Digital Cidadão”.

De acordo com o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, para esse público, a imunização será dividida em duas fases. Para os moradores da primeira fase, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado, 8, o Dia D de vacinação em seis postos de saúde.

Como agendar

– Baixe o aplicativo “Saúde Digital Cidadão” (Celk Sistemas) na loja de aplicativos do seu smartphone;
– Escolha a cidade: Araquari;
– Digite o seu CPF;
– No aplicativo, vá em “agendamentos” (clicar no sinal de mais no canto direito inferior da tela). Lá, irá aparecer a agenda aberta para as unidades disponíveis e o paciente deve escolher o local, dia e horário.

Caso o paciente não tenha cadastro ativo em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Araquari, será necessário ir até a UBS mais próxima, para se cadastrar no sistema utilizado pela SMS. Para o cadastro no postinho é obrigatório apresentar documento com foto, comprovante de residência e Cartão Nacional do SUS (CNS).

No dia da vacinação, o morador deve comparecer em local e horário marcado, apresentar o documento de identidade, bem como documento que comprove o enquadramento no grupo prioritário.

Para as comorbidades poderá ser apresentado exames, receitas, relatório/laudo médico, prescrição médica, entre outros, desde que tenha sido emitido no prazo de até um ano. Já as pessoas com deficiência permanente grave, que tenham cadastro no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), devem apresentar o comprovante.

Quem deve fazer o agendamento pelo aplicativo

– Pessoas com síndrome de down, de 18 a 59 anos;
– Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, de 18 a 59 anos;
– Gestantes e puérperas com comorbidades, maiores de 18 anos;
– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 18 a 59 anos;
– Pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente grave que não tenham BPC, de 55 a 59 anos.

As pessoas com doença renal crônica em diálise serão vacinas nas clínicas onde realizam o tratamento. Para as gestantes e puérperas que já receberam a vacina contra a gripe, é necessário aguardar 14 dias para receber a imunização contra a Covid-19.

Já os moradores que contraíram Covid-19, devem respeitar o prazo de 30 dias após o último dia de isolamento. Lembrando que a segunda dose será aplicada no mesmo posto de saúde da primeira.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube