Covid-19: Araquari abre cadastro para vacinação de profissionais da educação e segurança
Cidade já iniciou a imunização de trabalhadores de saúde, indígenas e idosos
Cidade já iniciou a imunização de trabalhadores de saúde, indígenas e idosos
A Prefeitura de Araquari abriu nesta segunda-feira, 22, o cadastro para vacinação contra a Covid-19 de profissionais das áreas de educação e segurança. Esses profissionais fazem parte do terceiro e quarto grupo prioritário da campanha, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.
O cadastramento dos grupos tem objetivo de identificar esses profissionais para que o agendamento possa ser feito de forma mais organizada e eficaz, aponta a prefeitura.
De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, são considerados trabalhadores da educação todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e do ensino superior.
Já o cadastro das forças de salvamento é permitido a policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; e guardas municipais. No momento da vacinação, o profissional precisará comprovar o vínculo profissional no município.
Com 1.369 doses do imunizante recebidas, Araquari já vacinou 373 trabalhadores da saúde, 166 indígenas e 830 idosos. A imunização ainda está no primeiro grupo, sem previsão de término, destaca o município.
O cadastro para trabalhadores da saúde que não são vinculados à rede municipal ainda está ativo e quem perdeu o prazo inicial pode se cadastrar. De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, são considerados trabalhadores da saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.
Compreende tanto os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros). Dessa forma, estão contemplados nesse grupo todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.
Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: