Covid-19: cidades de SC podem aplicar segunda dose de reforço em idosos com 80 anos ou mais

Vacinas da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca estão aptas para serem aplicadas na dose de reforço

Covid-19: cidades de SC podem aplicar segunda dose de reforço em idosos com 80 anos ou mais

Vacinas da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca estão aptas para serem aplicadas na dose de reforço

Redação O Município Joinville

A Secretaria do Estao de Saúde (SES), autorizou nesta quinta-feira, 24, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS), o início da aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos idosos com 80 anos ou mais.

As novas doses de reforço deverão ser aplicadas nas idosos que já tenham tomado a primeira dose de reforço há quatro meses ou mais. A nova aplicação poderá ser feitoa com as vacinas da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.

Saiba mais:
Vacinação de crianças está abaixo do esperado em Joinville
Secretaria de Saúde de Joinville vai vacinar crianças nas escolas; veja detalhes

A decisão foi tomada pela equipe técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) após  reunião com representantes. Durante o encontro, foram repassadas orientações sobre a aplicação da segunda dose de reforço.

De acordo com o MS, a aplicação da segunda dose de reforço é importante para a proteção dos idosos contra a Covid-19, tendo em vista que estudos apontam a diminuição da efetividade das vacinas neste público, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação.

Cobertura vacinal da dose de reforço

Segundo a Dive-SC, a cobertura vacinal com a primeira dose de reforço ainda é baixa em Santa Catarina. Levando em consideração todos os adultos com 18 anos ou mais, a cobertura está em 38,4%; na população acima de 60 anos, em 73,49%; e, nos idosos com 80 anos ou mais, público que deve tomar a segunda dose de reforço neste momento, a cobertura da primeira dose de reforço está em 75%, também abaixo do recomendado que é de, pelo menos, 85%.

Sendo assim, neste momento, a prioridade ainda é pela aplicação da primeira dose de reforço, aponta a Dive-SC. No entanto, aqueles municípios que tiverem doses disponíveis para aplicação da segunda dose de reforço, já podem iniciar a aplicação nos idosos com 80 anos ou mais que tenham tomado a primeira dose de reforço há mais de quatro meses.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo